SESSÃO PLENÁRIA
Plenário aprova seis matérias de origem legislativa
Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 17:20 - 24/04/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Guerreiro
O plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na tarde desta terça-feira (24), as seis matérias que constavam na Ordem do Dia da sessão. Todas as matérias, de origem legislativa, foram aprovadas por unanimidade.
 
35 CTG
A primeira matéria aprovada foi o PL 19 2018, do deputado Nelsinho Metalúrgico (PT), que reconhece como de cultural do RS, o 35 Centro de Tradições Gaúchas de Porto Alegre. Antes das votações, o autor do projeto já havia homenageado os 70 anos da instituição durante o período do Grande Expediente. 
 
Resíduos reclicláveis
Outro projeto aprovado foi o PL 11 2010, de Adão Villaverde (PT), que dispõe sobre a destinação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta. A matéria foi aprovada com emenda do líder do governo, deputado Gabriel Souza (PMDB).
 
O autor da proposta foi à tribuna para lembrar que o projeto "foi construído a muitas mãos". Lembrou que a ideia é socializar a entrega desses resíduos a entidades, sejam cooperativas, galpões ou associações que cumpram alguns requisitos, como apresentar um sistema de rateio entre associados e cooperados. Villaverde ainda lembrou a atuação do irmão marista Antonio Cechin, falecido em 2016. "Ele é praticamente o autor desse projeto. Nosso mandato apenas fez o trâmite legal e regimental nessa Casa", explicou, lembrando ainda a máxima do religioso de que os catadores e catadoras são os profetas da ecologia e os médicos do planeta.  
 
Bombeiros voluntários
Também recebeu aprovação o PL 90 2017, de Elton Weber (PSB), que institui o dia do Bombeiro Voluntário, a ser celebrado em 13 de julho, e a Semana estadual de Prevenção de Acidentes na Comunidade. Na tribuna, Weber informou que há mais de 40 agremiações de bombeiros voluntários no RS, entidades que prestam serviços à comunidades e que são sustentadas com recursos próprios. Citou ainda que 23% dos bombeiros voluntários no RS são mulheres.
 
O deputado Vilmar Zanchin (PMDB) também foi à tribuna para parabenizar o autor da matéria, ressaltando que é mais do que merecida a homenagem a tantos homens e mulheres que trabalham de forma voluntária em prol de suas comunidades.
 
As demais matérias aprovadas hoje foram:
  • PR 8 2018, da Mesa Diretora, que transforma cargos em comissão/funções gratificadas do Quadro de Cargos em Comissão e Funções Gratificadas da AL/RS;
  • RCE 6 2018, de Stela Farias (PT) e mais 37 parlamentares, que requer a criação de uma Comissão Especial para analisar a oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no sistema estadual de ensino e o cumprimento das metas 11 e 12 do Plano Nacional de Educação;
  • RDI 94 2018, da Comissão Especial sobre a Lei Kandir, que requer a suspensão de seus trabalhos no recesso parlamentar, de 17 a 31 de julho de 2018.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Plenario

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30