HOMENAGEM
Presidente Marlon Santos recebe medalha da Ordem do Mérito grau Grã-Cruz
Celso Luiz Bender - MTE 5771 | Agência de Notícias - 19:09 - 04/05/2018 - Foto: Marcelo Bertani
Presidente Marlon recebe a medalha do procurador-geral Fabiano Dallazen
Presidente Marlon recebe a medalha do procurador-geral Fabiano Dallazen
Em sessão solene realizada no início da noite dessa sexta-feira (4), o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) homenageou personalidades com a Ordem do Mérito, em razão dos serviços relevantes prestados à cultura jurídica e ao MP. Na edição 2018, quinze personalidades receberam a honraria máxima da instituição, por serem consideradas exemplos à coletividade no cumprimento das suas funções, entre elas o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marlon Santos (PDT). É a primeira vez que o chefe do Parlamento gaúcho recebe a honraria.
 
O evento ocorreu no auditório Mondercil Paulo de Moraes, sede do MP em Porto Alegre, presidido pelo Procurador-Geral de Justiça do RS, Fabiano Dallazen.
 
Conjunto da obra
Ao falar da homenagem, o deputado Marlon Santos disse acreditar que recebia a deferência “pelo conjunto do trabalho desenvolvido ao longo deste mandato, que envolveu investigações, e outros posicionamentos mais firmes; igualmente atividades relacionadas ao momento no qual fui Ouvidor-geral da Assembleia, bem como quando exerci o cargo de Corregedor da Comissão de Ética, onde tivemos que desenvolver uma série de atividades e parcerias fundamentais ao andamento das questões relacionadas. Parte do trabalho da Assembleia e parte do trabalho do Ministério Público”, frisou.
 
Conforme avaliou, “é comum se pensar que se trata de um agradecimento fortuito, ou honraria estratégica, mas não. É claro que é honroso, e o MP está a honrar, de fato, o trabalho desenvolvido e o resultado efetivo das parcerias construídas e consolidadas”, acrescentou. Citou, como exemplo, o desbaratamento de quadrilha que falsificava adubo, quando houve parceria muito firme, “da minha parte e do MP. Como consequência, o Estado obteve resultados satisfatórios com as medidas e, hoje, há um reconhecimento a isso”, observou.
 
Para Marlon Santos, a leitura que fica é que “as partes estão convidadas para que atuações e parcerias tenham prosseguimento”.
 
Responsabilidade de cada um
De sua parte, o Procurador-Geral de Justiça do RS, Fabiano Dallazen, destacou o evento como sendo de grande significado para o MP. “Trata-se do reconhecimento àquelas pessoas e instituições que, no dia a dia, nos ajudam a cumprir a missão do MP, que é cada vez mais importante. Neste contexto, precisamos de quadros funcionais cada vez mais bem preparados, que se dediquem, por isso a homenagem a nossos servidores, procuradores e promotores que se destacam. Igualmente necessitamos, para obtenção de resultados, da construção de consensos mínimos, dentro do poder público e da iniciativa privada”, apontou.
 
Como consequência, resumiu, a homenagem aos que têm sido parceiros neste momento tão grave da vida nacional. “É este o destaque que o MP quer dar: todos nós temos responsabilidade para agir e tirar o Estado, e o país, deste momento de crise. E isso só se consegue com parcerias e sem vaidades, assumindo, cada um, seu papel”, alertou Dallazen.
 
A distinção existe há 13 anos e os agraciados são escolhidos por um conselho interno. Qualquer integrante do Ministério Público pode fazer indicações aplicadas em três graus: “Grã-Cruz”, “Comendador” e “Oficial”.
 
Homenageados:
Grau Grã-Cruz
Benhur Biancon Junior – Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos
Carlos Eduardo Zietlow Duro – Presidente do TJ/RS
Cristiano Vieira Heerdt – Defensor Público-Geral
Maria Helena Sartori – Secretária Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos Marlon Santos – Presidente da Assembleia Legislativa
 
Grau Comendador
Alexandre Gadret – Presidente da Rede Pampa de Comunicação
Andreis Silvio Dal lago – Ex-Comandante da Brigada Militar
Emerson Wendt – Chefe de Polícia do RS
Lúcia Helena de Lima Callegari – Promotora de Justiça
Luiz Carlos Ziomkowski – Procurador de Justiça
 
Grau Oficial
César Augusto Pires Rodrigues – Servidor do Ministério Público
Jonio Braz Pereira – Servidor do Ministério Público
Maria José de Carvalho – Servidora do Ministério Público
Neldo Augusto Dobke Valadão – Servidor do Ministério Público
Vítor Hugo Lemos – Servidor do Ministério Público
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Ordem do Mérito do Ministério Público

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30