COMISSÃO DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE
Audiência pública discute situação da saúde mental no RS nesta quarta-feira
Denise Ritter - MTE 5585 | PT - 16:25 - 15/05/2018 - Foto: Marcelo Bertani

Nesta quarta-feira (16), a partir das 10 horas, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa promove audiência pública no Teatro Dante Barone para debater a situação da saúde mental no Rio Grande do Sul. Para o encontro proposto pelos deputados Adão Villaverde (PT) e Altemir Tortelli (PT), presidente do órgão técnico, em parceria com o Fórum Gaúcho de Saúde Mental, foram convidadas a jornalista e escritora Daniela Arbex, a promotora Maristela Schneider, o antimanicomiólogo do Fórum Gaúcho de Saúde Mental, Paulo Michelon, e a psicóloga Sandra Fagundes, ex-secretária estadual da Saúde. A audiência busca contribuir no debate sobre a reforma psiquiátrica no RS, uma luta de mais de 30 anos que articula intelectuais, trabalhadores da saúde e os próprios cidadãos com sofrimento mental.

Após a audiência, ao meio-dia, ocorre o lançamento do e-book editado pela Comissão “Os 25 anos da Lei da Reforma Psiquiátrica do Rio Grande do Sul”, organizado pelas profissionais da Saúde Mental Simone Paulon, Sandra Fagundes e Carmen Oliveira. São 348 páginas com reflexões de profissionais da saúde, usuários do sistema, professores e pesquisadores.

A audiência pública integra a programação  do seminário “Loucos por Democracia”, que inicia às 8h30 com caminhada no centro de Porto Alegre e terá intervenções culturais, debates, feira de Economia Solidária, tribuna livre, narrativas e  sessão de autógrafos de Daniela Arbex, uma das jornalistas mais premiadas de sua geração, autora do best-seller Holocausto Brasileiro, eleito Melhor Livro-Reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor Livro-Reportagem no prêmio Jabuti (2014). Com mais de 300 mil exemplares vendidos no Brasil e em Portugal, a obra ganhou as telas da TV, em 2016, no documentário produzido com exclusividade para a HBO, com exibição em mais de 40 países. Daniela tem mais de 20 prêmios nacionais e internacionais no currículo, entre eles três prêmios Esso, o americano Knight International Journalism Award (2010) e do prêmio IPYS de Melhor Investigação Jornalística da América Latina (2009). Há 20 anos trabalha no Jornal Tribuna de Minas, onde é repórter especial. Seu mais recente sucesso, Cova 312, foi o vencedor do Prêmio Jabuti em 2016 na categoria livro-reportagem.

Confira a programação completa do Seminário

8h30- Caminhada da RAPS

Saída do Mercado Público de Porto Alegre em direção à Assembleia Legislativa

10 às 18h- Feira da Economia Solidária RAPS Paul Singer

Local: Esplanada da Alergs

10h- Saúde Mental no RS- Debates e reflexões

Local: Teatro Dante Barone da Alergs

12h- lançamento do e-book “Os 25 anos da Lei da Reforma Psiquiátrica do Rio Grande do Sul”

12h30- Sessão de autógrafos Daniela Arbex

Holocausto Brasileiro. Vida, genocídio e 60 mil mortes no maior hospício do Brasil

Todo Dia a Mesma Noite. A história não contada  da boate Kiss.

14h- Intervenção cultural : Nau da Liberdade

Local: Teatro Dante Barone

14h30- Resistência, Liberdade e Cidadania: Saúde Mental é Vida

Coordenação: Ivarlete Guimarães de França (psicóloga- FGSM)

Convidados: Ricardo Charão (secretário municipal de Saúde de São Leopoldo); Marta Borba (assistente social – SUAS); Maria Letícia (presidenta do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre); Maria de Fátima Mulazzani (fisioterapeuta-FGSM); Carlos Guarnieri( redutor de danos); Dirceu Luiz Rohr Júnior (GeraçãoPOA); Movimento Nacional da População em Situação de Rua (a confirmar); Manuela Montanari Araldi (Fórum Estadual de Redução de Danos, CRP/RS); Renata Lopez (Revista Pretas).

Local: Teatro Dante Barone

16h- Intervenção cultural- Monólogo: Brasil Nunca Mais!

Ator e atuador de teatro de rua Cid Branco

Local: Teatro Dante Barone

17h- Palavra Aberta- Tribuna Livre

Local: Teatro Dante Barone da Alergs

18h- Narrativas da Loucura e Vozes da Liberdade

Coordenação: Marlon Farias (Associação Construção e Nau da Liberdade)

Convidados: Moisés Mendes (jornalista); Fátima Fischer (FGSM e Nau da Liberdade), Comissão de Direitos Humanos da Alergs; Frente Parlamentar da Luta Antimanicomial.

Local: Teatro Dante Barone.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Sessão Plenária

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30