COMISSÃO DE ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO
Deputados aprovavam realização de audiência em Três Coroas para tratar da indústria calçadista
Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 11:00 - 16/05/2018 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Guerreiro

Na manhã desta quarta-feira (16), a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo aprovou a realização de audiência pública no muinicípio de Três Coroas para tratar da indústria calçadista. 

O encontro será realizado na Câmara de Vereadores, ainda sem data agendada. Para o evento serão convidados representantes dos Sindicatos e Entidades representativas do setor; Ministérios Públicos Estadual e Federal, Ministério do Trabalho, Secretaria Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Prefeituras Municipais e Câmaras de Vereadores e demais autoridades e entidades ligadas ao tema.

Três coroas localiza-se no Vale do Paranhana. A economia da cidade gira em torno da indústria calçadista. Três Coroas é sede de centenas de empresas do ramo que empregam diretamente cerca de 5,4 mil pessoas e mais 4,5 mil indiretamente. Estas indústrias produzem 16 milhões de pares de calçados por ano.  Além da concorrência com países asiáticos, os fabricantes brasileiros de calçados sofrem com problemas de competitividade: alta carga tributária, infraestrutura sucateada de estradas e portos, e custos elevados em questões como segurança. Além disso, a oscilação cambial impede que o setor trabalhe com segurança e planejamento. Recentemente, o governo federal encerrou a desoneração da folha salarial das indústrias calçadistas, aumentando os custos para as empresas.

Participação 
Participaram da reunião os deputados Adilson Troca (PSDB), presidente, Juvir Costella (PMDB), Edegar Pretto (PT), Nelsinho Metalúrgico (PT), Zé Nunes (PT), Álvaro Boessio (MDB), João Fischer (PP), Aloísio Classmann (PTB), Any Ortiz (PPS) e Fábio Branco (MDB).

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30