COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E COOPERATIVISMO
Aprovada realização de audiências públicas sobre tabaco e arroz
Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 10:41 - 17/05/2018 - Foto: Vinicius Reis

Os deputados que compõem a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo,  reunidos na manhã desta quinta-feira (17), aprovaram a realização de duas audiências públicas. Uma para tratar a participação parlamentar e de representantes da cadeia produtiva do tabaco na 8ª Conferência das partes da Convenção-Quadro para o controle do tabaco (COP 8) e a outra para debater questões relacionadas à produção e comercialização do arroz.

Tabaco 
A oitava edição da COP será realizada em Genebra, na Suíça, entre os dias 1º e 06 de outubro. A Conferência é realizada pela Aliança da Convenção-Quadro, entidade que reúne organizações ligadas ao setor da saúde, que acompanham o tratado global para diminuir o consumo de cigarros. O tratado internacional de combate ao cigarro ilegal, cigarros eletrônicos e a responsabilização da indústria tabagista quanto aos custos de tratamentos de saúde também estarão na pauta do encontro.

O autor do requerimento para realização de audiência para tratar da COP 8 que trata do controle do tabaco, deputado Marcelo Moraes (PTB), acredita que é importante a representação parlamentar nos encontros da Comissão Nacional Preparatória ao evento internacional. “É necessária a nossa participação para defender os centenas de milhares de produtores de tabaco no RS”, salientou. Moraes alertou que a COP, desde as últimas edições, mudou o foco dos debates que anteriormente tratava do consumo do cigarro e atualmente se refere a produção de fumo. “O que poderá afetar diretamente os produtores gaúchos de várias regiões”, acrescentou.

Já o deputado Edson Brum (PMDB) considera que a Conferência é um jogo de interesses econômicos que podem transferir a produção de tabaco do Brasil para a África, possibilitando a diminuição dos custos de produção e a utilização de produtos químicos proibidos no país. Brum lembrou que na COP 7, realizada na Índia, queriam proibir a participação dos parlamentares gaúchos na conferência. “Eles sabem que no país existe a maior bancada de parlamentares contra a proibição do plantio e marcaram, ardilosamente, a próxima Conferência exatamente no período das eleições no Brasil”, assinalou. Edson Brum afirmou que 50% da produção nacional de tabaco é produzida no RS e destacou que 87% da produção brasileira é para exportação.

Sobre o assunto, também se manifestaram os deputados Zé Nunes (PT), Altemir Tortelli (PT) e Regina Becker Fortunati (PTB).

Participação 
Participaram da reunião, os deputados Adolfo Brito (PP), presidente, Sérgio Turra (PP), Edson Brum (MDB), Vilmar Zanchin (MDB), Aloísio Classmann (PTB), Marcelo Moraes (PTB), Altemir Tortelli (PT), Zé Nunes (PT) e as deputadas Regina Becker Fortunati (PTB) e Zilá Breitenbach (PSDB).

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE
COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E PARTICIPAÇÃO LEGISLATIVA POPULAR
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30