COMISSÃO DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE
Deputados exigem ações imediatas da Secretaria da Saúde para controle do surto de toxoplasmose
Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 11:18 - 23/05/2018 - Edição: Celso Bender - MTE 5771 - Foto: Vinicius Reis

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa entregará um documento exigindo ações imediatas da governo do Estado para o controle do surto de toxoplasmose que ocorre em Santa Maria (RS). Conforme o presidente da Comissão, deputado Altemir Tortelli (PT), a intenção é encaminhar, ainda nesta quarta-feira (23), as solicitações e recomendações dos deputados às autoridades sanitárias estaduais.

“Entramos em contado com o secretário Francisco Paz, mas ele está em Brasília. Então vamos levar nossas preocupações à vigilância sanitária do Estado”, informou o vice-presidente da Comissão, deputado Valdeci Oliveira (PT).

Durante reunião do colegiado, realizada na manhã desta quarta-feira (22), que discutia o assunto, Valdeci afirmou que a situação do município da região central do estado é de irresponsabilidade. “Enquanto a população da cidade se sente angustiada, a secretária de Saúde Municipal está em férias nos Estados Unidos”, informou.

Valdeci lembrou que são cerca de 300 casos confirmados da doença e a fonte da contaminação ainda não foi identificada, deixando a população exposta. “É o maior surto da doença no mundo e as autoridades de saúde do Estado e do município agem como se a situação fosse de normalidade”, contestou. Os deputados Ciro Simoni (PDT) e Elton Weber (PSB) também se manifestaram sobre o tema.

Para Ciro Simoni é urgente o apoio do Estado do RS e da União no diagnóstico da origem da contaminação. “Não é possível ficar com dúvidas e assistir ao aumento de casos da doença dia a dia. É preciso esgotar todas as possibilidades de contaminação e agir rapidamente”, comentou o ex secretário de Saúde. Também Elton Weber exige explicações e ações imediatas da secretaria de Saúde e da diretoria de Vigilância de Saúde.

Audiências 
No período da Ordem do Dia, o colegiado aprovou três requerimentos para realização de audiência Públicas. Por sugestão do deputado Valdeci Oliveira, a Comissão discutirá a legislação das Agroindústrias Familiares e as Perspectivas da Agricultura Familiar em Santa Maria. A comissão aprovou também os requerimentos de autoria do deputado Adão Villaverde (PT) para discutir a situação da logística e acesso a medicamentos de programas especiais no Estado e da Coinfecção Tuberculose e HIV/Aids no Rio Grande do Sul.

Medicina Psicossomática
No período do Assuntos Gerais, o médico Dorval Tessari falou sobre o 19º Congresso Brasileiro de Medicina Psicossmática, que se realizará entre os dais 19 e 22 de setembro no Teatro da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em Caxias do Sul.

Participação
Participaram da reunião, os deputados Altemir Tortelli (PT), presidente, Valdeci Oliveira (PT), Tarcísio Zimmermann (PT), Ciro Simoni (PDT), Gerson Burmann (PDT), Pedro Pereira (PSDB), Edson Brum (MDB), Elton Weber (PSB) e Sérgio Peres (PRB).

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Saúde e Meio Ambiente

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30