CRISE AVICULTURA
A tempestade vai passar
Sérgio Turra* | PP - 11:26 - 24/05/2018
A Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), fez, há pouco, um alerta para a possibilidade de desemprego, queda na produção e perda de competitividade do setor. A Asgav está preocupada com o embargo a 20 agroindústrias exportadores de carne de frango, anunciado há pouco pela União Europeia. Além da alta nos custos de produção, esse embargo atinge em cheio a produção avícola do Rio Grande do Sul. O momento inquieta toda a Serra Gaúcha, porque nessa região a avicultura emprega principalmente agricultores familiares.

Segundo a Asgav, o preço do frango é o mais baixo dos últimos 12 anos. Pelo país, diversos frigoríficos estão em férias coletivas, o que ameaça milhares de empregos. Como o mercado interno não tem condições de absorver os volumes que não serão exportados, o setor já se prepara para uma “diminuição drástica” na produção.

Tudo indica que esse embargo é mais político do que técnico. Afinal, há quatro décadas vendemos carne de frango para a Europa. Hoje, o Brasil exporta para 160 países. Somente o mundo árabe importa quase US$ 3 bilhões. Por que, então, só a União Europeia teria restrições à qualidade do produto brasileiro?

O certo é que mais essa crise será superada. O setor já prospecta novos mercados. E está empenhado em um trabalho de recuperação da imagem no exterior. Que será feito juntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Ministério das Relações Exteriores e a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil). Um Comitê está sendo criado para reforçar e atestar a qualidade e sanidade do produto brasileiro – do produtor à indústria.

Aproveitei recente estada em São Paulo para me reunir com a diretoria da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Juntamente com os diretores Rui Vargas, Ariel Mendes e meu amigo e conterrâneo Ricardo Santin, que hoje ocupa a vice-presidência de Mercados, discutimos as dificuldades do setor. Mas, depois de ouvi-los, estou mais confiante.

A tempestade é forte, mas já há expectativa de diminuição das trovoadas. Juntos, vamos superar este momento difícil.

* Deputado estadual

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
PODCAST
22/10/2021 15:00 Semana AL em 60 segundos
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
COMISSÃO DE ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30