GREVE
Eu apoio a manifestação dos caminhoneiros!
Ronaldo Santini* | PTB - 11:30 - 25/05/2018
Fico me perguntando se é justo que uma categoria, que utiliza como meio de subsistência o seu caminhão, tenha de arcar com os prejuízos de uma paralisação para defender a todos nós em relação ao aumento dos combustíveis em nosso país.

Fico me perguntando se não é hora de todos nós, independente de termos ou não ligação com a categoria, de termos ou não, como no meu caso, familiares que utilizam o transporte, que têm origem no caminhão, se não é hora de todos nós aderirmos a essa manifestação pacífica e parar, nem que seja por um minuto, por uma hora ou por um dia, para emprestar a nossa solidariedade aos nossos irmãos caminhoneiros.

Fico me perguntando qual é o papel de uma estatal da importância da Petrobras, que detém o monopólio dos combustíveis e mexe mais de dez vezes no preço do combustível em apenas um mês. Qual é o papel de uma empresa como essa, que deveria regular o sistema, que deveria cumprir um papel social, que deveria oportunizar o equilíbrio da balança?

Os donos de postos de gasolina são meros repassadores desses aumentos. Eles não sobem o preço da gasolina se este não for aumentado pela Petrobras, que detém o monopólio da distribuição.

Fico me perguntando: para quem sobra essa conta no final do mês? Para o consumidor, que paga o preço repassado à prateleira do supermercado, e para o empresário, que produz e acaba tendo que pagar mais caro pelo transporte, aumentando o preço do produto e reduzindo sua margem de lucro. Já o caminhoneiro não consegue sequer repassar, porque o frete não sobe na mesma proporção do aumento do combustível e dos custos de transporte.

Gostaria de trazer essa reflexão para que, quem sabe, todos nós pudéssemos, por um minuto, emprestar a nossa solidariedade a essa categoria que sofre tanto para conseguir honrar os seus compromissos e trabalhar com dignidade num país explorador de caminhoneiros como o nosso!

* Deputado estadual

Assista às manifestações do deputado sobre o assunto:

1) https://www.facebook.com/depsantini/videos/1261372283994044/

2) https://www.facebook.com/depsantini/videos/1260297034101569/

3) https://www.facebook.com/depsantini/videos/1260188207445785/

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30