GREVE
Eu apoio a manifestação dos caminhoneiros!
Ronaldo Santini* | PTB - 11:30 - 25/05/2018
Fico me perguntando se é justo que uma categoria, que utiliza como meio de subsistência o seu caminhão, tenha de arcar com os prejuízos de uma paralisação para defender a todos nós em relação ao aumento dos combustíveis em nosso país.

Fico me perguntando se não é hora de todos nós, independente de termos ou não ligação com a categoria, de termos ou não, como no meu caso, familiares que utilizam o transporte, que têm origem no caminhão, se não é hora de todos nós aderirmos a essa manifestação pacífica e parar, nem que seja por um minuto, por uma hora ou por um dia, para emprestar a nossa solidariedade aos nossos irmãos caminhoneiros.

Fico me perguntando qual é o papel de uma estatal da importância da Petrobras, que detém o monopólio dos combustíveis e mexe mais de dez vezes no preço do combustível em apenas um mês. Qual é o papel de uma empresa como essa, que deveria regular o sistema, que deveria cumprir um papel social, que deveria oportunizar o equilíbrio da balança?

Os donos de postos de gasolina são meros repassadores desses aumentos. Eles não sobem o preço da gasolina se este não for aumentado pela Petrobras, que detém o monopólio da distribuição.

Fico me perguntando: para quem sobra essa conta no final do mês? Para o consumidor, que paga o preço repassado à prateleira do supermercado, e para o empresário, que produz e acaba tendo que pagar mais caro pelo transporte, aumentando o preço do produto e reduzindo sua margem de lucro. Já o caminhoneiro não consegue sequer repassar, porque o frete não sobe na mesma proporção do aumento do combustível e dos custos de transporte.

Gostaria de trazer essa reflexão para que, quem sabe, todos nós pudéssemos, por um minuto, emprestar a nossa solidariedade a essa categoria que sofre tanto para conseguir honrar os seus compromissos e trabalhar com dignidade num país explorador de caminhoneiros como o nosso!

* Deputado estadual

Assista às manifestações do deputado sobre o assunto:

1) https://www.facebook.com/depsantini/videos/1261372283994044/

2) https://www.facebook.com/depsantini/videos/1260297034101569/

3) https://www.facebook.com/depsantini/videos/1260188207445785/

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30