PRESIDÊNCIA
Deputados ouvem relatos do vice-governador sobre crise de abastecimento
Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 13:10 - 29/05/2018 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Guerreiro
Encontro aconteceu na Secretaria da Segurança Pública
Encontro aconteceu na Secretaria da Segurança Pública
Dezessete parlamentares, liderados pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marlon Santos (PDT), estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira (29), com o comando do Gabinete de Crise criado pelo governo do Estado para monitorar e buscar soluções diante do movimento dos caminhoneiros. O encontro aconteceu numa das salas do no Centro de Informações do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI), da Secretaria da Segurança Pública, onde está instalado o Gabinete de Crise. Ao final da atividade, Marlon Santos anunciou encontro, na tarde de hoje, com o Comando Militar do Sul.
 
Os deputados ouviram o relato do vice-governador José Paulo Cairoli sobre as ações executadas durante o final de semana e as expectativas das autoridades estaduais sobre a continuidade do movimento e a possível greve dos petroleiros no país. O comandante da Defesa Civil, coronel Alexandre Martins, expôs orientações sobre os canais de comunicação para ouvir as demandas da sociedade.
 
Os parlamentares, representando 30% do total de deputados da Assembleia Legislativa, ouviram do vice-governador que o governo do Estado está concentrando esforços para diminuir os impactos do desabastecimento nas cidades gaúchas e normalizar a circulação de produtos essenciais como remédios, alimentos perecíveis, combustível e insumos químicos para água potável, entre outros itens. Cairolli explicou que objetivo é identificar as prioridades de cada secretaria que faz parte do grupo (Saúde, Segurança Pública, Transporte e Agricultura) para otimizar o trabalho de escolta da Brigada Militar. Ele também comentou como está o acompanhamento de viaturas policiais. O vice-governador elogiou o comportamento dos integrantes da Brigada Militar. “Não houve relato de problemas na administração dos problemas advindos da paralisação”, sentenciou.
 
Perguntado sobre a possível greve dos petroleiros, Cairoli disse que dará suporte ao que for determinado pelo governo federal. Ele também respondeu a respeito da diminuição de alíquota de ICMS sobre o óleo diesel, afirmando que há uma grande confusão sobre a alíquota praticada no Rio Grande do Sul. “Nossa alíquota (12%) está entre as mais baixas do país. Apenas uma reestruturação das finanças do Estado poderia permitir uma diminuição do imposto. Aproveito e peço aos deputados que permitam que a população se manifeste sobre este assunto”, respondeu.
 
O presidente da Assembleia Legislativa avaliou o encontro como esclarecedor. Marlon Santos lembrou que os parlamentares haviam recebido Cairoli na Assembleia e agradeceu a reciprocidade do vice-governador em novamente falar aos deputados e fazer uma prestação de contas de suas ações. O presidente Marlon destacou que a presença de um grande número de deputados na reunião reafirma o interesse dos parlamentares e a tentativa de convergir para a solução dos problemas enfrentados com a paralisação dos caminhoneiros. “Estamos preocupados com o tencionamento além da conta”, explicou.
 
Além do presidente da Assembleia, também se manifestaram os deputados João Fischer (PP), Nelsinho Metalúrgico (PT), Any Ortiz (PPS), Manuela d Ávila (PCdoB), Zilá Breitenbach (PSDB), Juliano Roso (PCdoB), Gabriel Souza (MDB), Ernani Polo (PP), Ronaldo Santini (PTB), Bombeiro Bianchini (PR) e Missionário Volnei (PR).
 
Participaram da reunião as deputadas Any Ortiz (PPS) Manuela d Ávila (PCdoB) e Zilá Breitenbach (PSDB), os deputados Marlon Santos (PDT), presidente, Nelsinho Metalúrgico (PT), Juliano Roso (PCdoB), Gabriel Souza (MDB), Álvaro Boessio (MDB), Vilmar Zanchin (MDB), Fábio Branco (MDB), João Fischer (PP), Sérgio Turra (PP), Ernani Polo (PP), Gilmar Sossella (PDT), Ronaldo Santini (PTB), Bombeiro Bianchini (PR) e Missionário Volnei (PR); os secretários estaduais da Saúde, Francisco Zancan Paz, da Agricultura, Odacir Klein, da Segurança, Cezar Schirmer, e da Casa Civil, Cleber Benvegnu; o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Ikeda, e outros integrantes do Gabinete de Crise.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
reunião do Gabinete de Crise

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
FÓRUM SOCIAL MUNDIAL DA POPULAÇÃO IDOSA, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E DIVERSIDADES
FÓRUM SOCIAL MUNDIAL DA POPULAÇÃO IDOSA, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E DIVERSIDADES
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30