COMISSÃO MISTA PERMANENTE DO MERCOSUL E ASSUNTOS INTERNACIONAIS
Mercosul recebe delegação chilena para tratar do Corredor Bioceânico Central
Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 13:23 - 06/06/2018 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Guerreiro

Integrantes da Comissão Mista Permanente do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa receberam, na manhã desta quarta-feira (6),  uma delegação do Conselho Regional (CORE) de Coquimbo (Chile) para discutir o Corredor Bioceânico Central.

O corredor fará a integração física da América do Sul, interligando os oceanos Atlântico e Pacífico, via modal rodoviário. Considerado fundamental para a integração física da América do Sul, vai interligar os oceanos Pacífico e Atlântico. A obra terá 2.472 quilômetros de extensão, iniciando na Província de Coquimbo, norte do Chile, entre Atacama e Valparaíso, cruzando a Argentina nas províncias de San Juan, La Riojam, Córdoba, Santa Fé, Entre Rios e Corrientes, onde alcançará a cidade de Paso de los Libres, até chegar ao Rio Grande do Sul. Da Fronteira Oeste, em Uruguaiana, seguirá em direção a Porto Alegre, pela BR-290. Na região abrangida pelo projeto vivem mais de 25 milhões de habitantes.

Para viabilizar o Corredor Bioceânico Central, será preciso construir o Túnel do Passo de Água Negra, entre Chile e Argentina. A obra terá 13,8 quilômetros e já está licitada pelos dois países, com custo de US$ 1,5 bilhão, sendo 72% pagos pelos argentinos e 28% pelos chilenos. A previsão de entrega é de oito anos. Em território gaúcho será necessária a duplicação das BRs 290 e 116 para efetivação do projeto.

Chilenos, brasileiros e argentinos participam, a partir da noite de hoje até sexta-feira, do X Congresso Internacional de Rotas e integração da América do Sul, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Chile (CCIBC) e o Comitê das Rotas de Integração da América do Sul (CRIAS), que acontece no Teatro Sinduscon, em Porto Alegre (RS).

Presenças
Estiveram presentes a reunião os deputados João Fischer (PP), Frederico Antunes (PP), Liziane Bayer (PSB) e Pedro Westphalen (PP); os representantes do Comitê de Integração da Rota América do Sul, Güinter Staub e Cláudio Teitelbaum; o Consul Geral do Chile no Rio Grande do Sul, Mario Arriagada e uma delegação do Conselho Regional (CORE) da Região de Coquimbo, integrada pelos Conselheiros Alberto Gallardo Flores, Marcelo Castagneto Arancibia, Planificação e Infraestrutura; Paola Cortés Vega, e Angela Rojas Escudero.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionai

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO ESPECIAL PREVIDÊNCIA PÚBLICA
COMISSÃO DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE
COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E PARTICIPAÇÃO LEGISLATIVA POPULAR
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30