TRIBUNA POPULAR
Presidente do Fórum Estadual de Gestores Municipais de Juventude apresenta demandas ao Parlamento
Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 15:00 - 07/06/2018 - Foto: Marcelo Bertani

No começo da sessão plenária desta quinta-feira (7), o presidente do Fórum Estadual de Gestores Municipais de Juventude do RS, Juliano Luiz Baumgarten, utilizou o período da Tribuna Popular para falar sobre os objetivos e ações do Fórum e buscar apoio dos parlamentares para os pleitos do órgão. Realizada no início da sessão plenária da primeira quinta-feira de cada mês, a Tribuna Popular permite a representantes de entidades da sociedade civil a realização de pronunciamentos na tribuna do Legislativo, pelo tempo de 10 minutos.

Baumgarten explicou que o Fórum foi constituído em novembro de 2017, com o objetivo de auxiliar os demais órgãos gestores na constituição e na interlocução das políticas públicas de juventude. Entre as atividades já realizadas, citou a participação em audiência regional do Plano Nacional de Juventude, visitas institucionais nas Câmara de Vereadores de Farroupilha e Caxias do Sul, além da participação no 3º Encontro Estadual de Gestores de Juventude junto ao Departamento de Políticas Públicas do RS.

O orador lembrou que o Brasil é um dos países com maior índice de morte de jovens, sendo que, no ano passado, mais de 30 mil jovens foram mortos. Citou ainda o último levantamento do Atlas da Violência, de 2016, que mostrou que no RS, todos os dias, morriam quatro jovens entre 15 e 29 anos. "Ou seja, nossa juventude está morrendo e a gente precisa fazer alguma coisa para tentar construir e consolidar uma política pública para a juventude", defendeu Baumgarten.

Destacou ainda que 1/5 da população brasileira é composta por jovens. Por conta da crise econômica, em torno de 180 mil jovens saíram das universidade. "Precisamos trabalhar cada vez mais com políticas públicas para que os jovens tenham um processo de transição à vida adulta, tendo acesso à educação e ao mercado de trabalho", apontou. Ressaltou a importância destas políticas serem construídas com a participação dos jovens.

Ao final de seu pronunciamento, Baumgarten entregou uma carta ao Parlamento gaúcho, pedindo apoio às demandas do Fórum e apresentando sugestões. Entre elas, a criação de uma comissão parlamentar permanente para a juventude, a criação de um número maior de projetos de lei voltados aos jovens, a regularização da política estadual de juventude, a ampliação junto ao governo do Estado do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), o marco regulatório nos cargos administrativos de gestores de juventude nos municípios, o fortalecimento da Uergs e a ampliação de seus cursos e a manutenção do programa Passe Livre Estudantil.

Como participar
A Tribuna Popular é regulamentada pelo artigo 262-E, do Regimento Interno da Assembleia, e pela Resolução de Mesa 571/2004. As entidades interessadas em fazer uso da Tribuna devem encaminhar requerimento à presidência da Casa e fazer registro, na Divisão de Protocolo, Arquivo e Comunicações, do Departamento de Serviços Administrativos, com antecedência de, no mínimo, 72 horas, informando dados que identifiquem a entidade, nome do representante que fará uso da palavra e o assunto a ser tratado. Os requerimentos para ocupar a Tribuna Popular devem ser aprovados pela Mesa Diretora.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Tribuna Popular

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30