AGENDA
Atividades da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira
Letícia Rodrigues* - MTE 9373 | Agência de Notícias - 17:30 - 03/07/2018
Comissões
A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Jeferson Fernandes (PT), realiza reunião ordinária às 9h, no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto, no térreo. No período de Assuntos Gerais, haverá denúncias de mães que perdem a guarda dos seus filhos e filhas; acolhimento institucional forçado, violência doméstica e má aplicação do ECA e da Lei Maria da Penha.
 
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Altemir Tortelli (PT), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Sarmento Leite, no 3º andar. Às 18h30, na Câmara de Vereadores de Bagé, realiza audiência pública para discutir os impactos ambientais, sociais, econômicos e na saúde pública do uso do herbicida 2,4 D no Bioma Pampa. A proposição é da deputada Regina Becker Fortunati (PTB).
 
A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB), realiza reunião ordinária, às 9h, na sala Alberto Pasqualini, no 4º andar. Em Ordem do Dia, leitura, discussão e votação do Relatório Final da Subcomissão para tratar das estradas rurais no Rio Grande do Sul. O deputado Zé Nunes (PT) foi o relator. 
 
A CPI das Empresas Seguradoras Veiculares, presidida pelo deputado Enio Bacci (PDT), realiza reunião às 13h15, na sala Alberto Pasqualini, no 4º andar. No encontro, deve ser apresentado e votado o relatório final do órgão técnico, elaborado pelo deputado Tiago Simon (MDB). A reunião será transmitida ao vivo pela TVAL, pelo canal 16 da NET, canal aberto 61.2, pelo portal www.al.rs.gov.br/tvassembleia; e pela Rádio AL  www.al.rs.gov.br/radioassembleia
 
A Comissão Especial de Cuidados Paliativos no RS, presidida pelo deputado Pedro Ruas (PSOL), realiza reunião às 13h15, na sala Salzano Vieira da Cunha, no 3º andar. Os integrantes devem apreciar o plano de trabalho, além de eleger o vice-presidente e o relator do órgão técnico.
 
A Comissão Especial sobre a oferta de Educação de Jovens e Adultos, presidida pela deputada Stela Farias (PT), realiza audiência pública, às 19h, no Instituto Estadual de Educação Edmundo Röewer, em Ibirubá, Será tratada a situação da educação de jovens e adultos (EJA) junto ao sistema estadual de ensino.
 
Sessão Plenária
Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão ordinária. O período do Grande Expediente será ocupado pelo deputado Jeferson Fernandes (PT), que prestará homenagem à Mãe Norinha de Oxalá, uma vida dedicada à liberdade religiosa.
 
A sessão será transmitida ao vivo pela TVAL, pelo canal 16 da NET, canal aberto 61.2, pelo portal www.al.rs.gov.br/tvassembleia; também pela Rádio AL  www.al.rs.gov.br/radioassembleia  e pelo Facebook.
 
Fórum Democrático
Às 14h, o Gead Políticas para a Pessoa Idosa, do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, realiza reunião no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto, no térreo.
 
Feira Literária
De 4 a 10 de julho, a Assembleia Legislativa promove a primeira edição da Feira Literária do Parlamento Gaúcho. A iniciativa tem como propósito incentivar o hábito da leitura e valorizar os escritores gaúchos. A partir das 19h, a programação será transmitida ao vivo pela TVAL, pelo canal 16 da NET, canal aberto 61.2, pelo portal www.al.rs.gov.br/tvassembleia; e pela Rádio AL  www.al.rs.gov.br/radioassembleia .Confira a programação completa:
  • 13h30 às 18h30 – Comercialização de livros - Hall de entrada da AL
  • 18h - Mesa redonda O poder transformador da leitura com Dilan Camargo, Davi Lima de Oliveira, Gláucia de Souza e Sergius Gonzaga - Memorial do Legislativo
  • 19h – Apresentação do Grupo Teatral Sopapo Poético - Hall de entrada da AL
  • 19h30 – Abertura oficial pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marlon Santos (PDT) - Hall de entrada da AL
  • 19h45 – Inauguração da Geladeiroteca - Hall de entrada da AL
Procuradoria da Mulher
Às 17h, a Procuradoria Especial da Mulher, coordenada pela deputada Manuela d’Ávila (PCdoB), realiza o seminário “O combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes” no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto, no térreo. Haverá apresentação do documentário e campanha contra o casamento infantil, pela Plan Internacional, e da campanha Embarazo Infantil Forzado es Tortura, pelo Cladem. O evento também tem apoio da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da AL e do Coletivo de Proteção à Infância Voz Materna. Inscrições no endereço: https://goo.gl/forms/CoXLZAzumae5EeKf1
 
Medalhas
Às 17h, por proposição dos deputados do PSDB Adilson Troca e Lucas Redecker, será entregue a medalha da 54ª Legislatura ao Gaúcho da Fronteira na sala da Presidência, no 2º andar.
 
Às 17h30, no Salão Júlio de Castilhos, ocorre solenidade de entrega da Medalha do Mérito Farroupilha ao secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Roberto Novacki, por proposição do deputado Ernani Polo (PP). A solenidade será transmitida ao vivo pela TVAL, pelo canal 16 da NET, canal aberto 61.2, pelo portal www.al.rs.gov.br/tvassembleia; e pela Rádio AL  www.al.rs.gov.br/radioassembleia  
 
Congresso de Municípios do RS
A partir das 8h30, o Teatro Dante Barone sedia o 38º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul. O evento é promovido pela Famurs e tem com o tema “O nosso trabalho muda a vida das pessoas”. O evento segue na quinta-feira (5).
 
Sarau do Solar
O Sarau do Solar recebe, às 18h30, na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara, Zé Caradípia (voz e violão) e Márcio Celli (voz), acompanhados de Fernando Sessé (percussão). No repertório músicas autorais e de grandes compositores gaúchos como Nelson Coelho de Castro, Giba Giba e Mário Barbará. A entrada é franca.
 
Exposição
Até 13 de julho, ocorre a exposição de artigos do acervo pessoal de José Feliciano Fernandes Pinheiro, o Visconde de São Leopoldo. A mostra pode ser visitada das 9h às 11h30 e das 13h30 às 18h30, no Memorial do Legislativo.
 
Feira Orgânica
Toda a quarta-feira, das 12h às 19h, ocorre feira de produtos orgânicos ao lado da entrada principal da Assembleia Legislativa.
 
Prêmios
Foram prorrogadas, até 6 de julho, as inscrições para a 17ª edição do Prêmio Gestor Público. A distinção é promovida pelo Sindifisco-RS e pela Afisvec em parceria com o Parlamento gaúcho. O objetivo é incentivar a melhoria da gestão pública e o uso de metodologia de projetos nas prefeituras, estimular iniciativas inovadoras e destacar programas municipais que apresentam resultados positivos para as comunidades gaúchas. O tema central desta edição é Receita para Crescer: alternativas para sair da crise via incremento da arrecadação. Inscrições e mais informações em www.premiogestorpublico.org.br.
 
Hepatites Virais
Durante o mês de julho, a fachada do Palácio Farroupilha estará iluminada de amarelo em alusão à conscientização quanto as Hepatites Virais, já que em 28 de julho é o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. A iniciativa é da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos, presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB), e da Ong Via Vida.
 
* Com informações fornecidas pelos gabinetes e assessorias. Programação sujeita a alterações.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30