MEMORIAL DO LEGISLATIVO
Palestras e exposição sobre Visconde de São Leopoldo marcam lançamento da série Guia de Acervos
Francis Maia - MTE 5130 | Agência de Notícias - 12:27 - 11/07/2018 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Marcelo Bertani
Documentos pessoais do Visconde de São Leopoldo estão em exposição no Memorial do Legislativo
Documentos pessoais do Visconde de São Leopoldo estão em exposição no Memorial do Legislativo

O Memorial do Legislativo e o Instituto Histórico e Geográfico promovem, nesta quinta-feira (12), o lançamento do primeiro volume da série Guia de Acervos, a ser inaugurada com os documentos catalogados de José Feliciano Fernandes Pinheiro, o Visconde de São Leopoldo. Nesse mesmo dia, duas palestras acontecem no prédio da antiga Assembleia Legislativa, tratando do Visconde nos Anais da Província de São Pedro e a inscrição de José Feliciano no Livro de Aço dos Heróis da Pátria.

Conforme a coordenadora do Memorial do Legislativo, Débora Soares, a nova série é resultado de pesquisa do acervo pessoal de José Feliciano realizada pelo Memorial e o Instituto Histórico e Geográfico. A publicação apresenta um catálogo sobre as séries documentais que existem num fundo arquivístico, que nesta primeira edição consiste do acervo entre as instituições do Visconde de São Leopoldo.

O trabalho de pesquisa, motivado pela comemoração do bicentenário da construção da casa de José Feliciano Fernandes Pinheiro, o Solar dos Câmara, está em exposição desde a semana passada, com documentos pessoais originais pertencentes ao Memorial e pintura de José Feliciano, do acervo do Solar dos Câmara. A visitação se encerra no dia 13, no Memorial do Legislativo, localizado na rua Duque de Caxias, 1029. Ela pode ser feita das 9h às 11h30 e das 13h30 às 18h30.

Diálogos com o passado
No dia 12, às 16h, duas palestras antecedem o lançamento da nova série Guia de Acervos. O professor Fábio Kuhn, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS, vai dissertar sobre O Visconde de São Leopoldo e os Anais da Província de São Pedro, enquanto a presidente do Instituto dos Advogados do RS (IARGS), Sulamita dos Santos Cabral, abordará a respeito da inscrição do nome do Visconde no Livro de Aço dos Heróis da Pátria.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Memorial do Legislativo

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
AGENDA DA ASSEMBLEIA
COMISSÃO DEFESA DO CONSUMIDOR E PARTICIPAÇÃO LEGISLATIVA POPULAR
AGENDA DA ASSEMBLEIA
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30