BALANÇO DO SEMESTRE
Escola do Legislativo inova ao utilizar banco de talentos da Casa em cursos gratuitos
Celso Luiz Bender - MTE 5771 | Agência de Notícias - 08:30 - 23/07/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Marcelo Bertani
O curso sobre Fake News, realizado em junho, foi ministrado por servidor e aberto ao público
O curso sobre Fake News, realizado em junho, foi ministrado por servidor e aberto ao público
A Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan tem, entre seus objetivos, a responsabilidade pela elaboração e execução de projetos de integração com a sociedade para formação de cidadania, capacitação de agentes políticos e o estímulo a pesquisas e debates sobre temas relacionados ao Poder Executivo. A Escola está vinculada ao gabinete da Presidência da Assembleia e tem duas divisões: a de Ensino, Desenvolvimento e Treinamento e a da Biblioteca, Pesquisa e Extensão.
 
Segundo a diretora da Escola, Gislaine Monza da Silveira, todo o planejamento do primeiro semestre foi executado na plenitude. Entre as principais ações, destacou a realização de cursos protagonizados por servidores da Casa. “Foram resultado de pesquisa interna que identificou colegas dispostos a compartilhar seus conhecimentos. A partir daí, foi constituído um banco de talentos, uma inovação, do qual surgiram possibilidades de cursos gratuitos, disponibilizados não só ao público interno do Parlamento, mas também à comunidade”, explicou. “Uma das nossas preocupações é aproximar o público externo do Legislativo estadual, ao mesmo tempo em que possibilitamos a qualificação do quadro de pessoal da Assembleia”, resumiu.
 
Informou que para o curso sobre Fake News, por exemplo, foram registradas 900 visualizações no portal da Escola do Legislativo no site da Assembleia. “Um interesse que nos surpreendeu positivamente”, comemorou. Cem pessoas inscreveram-se para o curso, realizado em 25 e 27 de junho.
 
A diretora Gislaine comunicou que, para o segundo semestre, haverá a continuidade do modelo, com palestras voluntárias de servidores, portanto de forma gratuita, direcionadas não somente à Casa. “Entendemos como importante o compartilhamento do conhecimento com a sociedade”, frisou. Contratados, apenas, os cursos ligados à informática e Libras, com vagas limitadas. A sala de aula da Escola passa por reforma e os cursos são realizados no Memorial do Legislativo.
 
Divisão de Ensino, Desenvolvimento e Treinamento
Até o final de junho, a Divisão de Ensino, Desenvolvimento e Treinamento disponibilizou 848 vagas para palestras, cursos e treinamentos, com 447 participantes. Foram ofertados cursos e palestras ministrados pelo Parlamento ligados à área de informática; técnica de processo legislativo; curso de oratória e coaching avançado; bate papo sobre fotografia; efeitos das relações interpessoais nas dinâmicas de trabalho; palestra sobre democracia, direito e comunicações; curso acerca das fake news (as falsas notícias); painel com a diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka, que tratou das diretrizes estratégicas do Senado para o biênio 2017-2019, e curso de extensão em Direitos Humanos: história, sociedade e equidade de gênero, a cargo da Fundação Escola Superior do Ministério Público, em parceria com a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP).
 
Além da FMP, foram firmados termos de cooperação técnica entre a Assembleia, por meio da Escola do Legislativo, com as seguintes instituições: TRT, TCE-RS, TRE-RS, e Câmara Municipal de Porto Alegre (CMPA).
 
Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão
Além de coordenar a Biblioteca Borges de Medeiros e projetos de pesquisa, o setor realiza seminários, palestras e outros eventos de extensão. É responsável, também, pelo programa Deputado Por Um Dia e pelo projeto Encontro com Universitários, entre outros.
 
Encontro com universitários
O setor realizou duas edições, no semestre, do programa Encontro com Universitários. Uma das reuniões foi com os participantes do Programa Geração DUX – lideranças inspiradoras, integrantes da Fundação Gerações, organização sem fins lucrativos e de interesse público, instituída com o propósito de colaborar para o fortalecimento do terceiro setor do RS; o outro encontro, sempre no Memorial do Legislativo, foi com alunos do curso de Direito da Ufrgs. Além de participarem de palestras institucionais sobre a Assembleia, estes alunos acompanharam audiência pública que tratava da Lei Kandir.
 
Revista
A Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão recebeu, até 20 de julho, os artigos para 12º volume da Revista Estudos Legislativos. Neste ano, a temática central será O papel social da leitura, do livro e da biblioteca.
 
Deputado por Um Dia
Tradicional na Assembleia, o programa Deputado por Um Dia – aproximando os jovens do Parlamento gaúcho, chegará à sua 50ª edição em agosto de 2018. Criado em 1999, é um programa onde jovens estudantes atuam como deputados, vivenciando a experiência de elaborar, discutir e votar projetos de lei na Sessão Plenária do Estudante, que propicia o conhecimento das atividades político-parlamentares, além de contribuir à formação da cidadania, estimulando o surgimento de novas lideranças. Podem participar alunos a partir do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio das redes pública e privada do ensino municipal e estadual do Rio Grande do Sul.
 
Projetos de Lei e Sessão Plenária
Cada escola sorteada elabora um projeto de lei que será discutido, apreciado e votado na Sessão Plenária do Estudante, no Plenário 20 de Setembro. Neste dia, os jovens participam de programação com temas ligados à cidadania. No final da manhã, os alunos-deputados líderes participam de reunião, na Sala da Presidência, para organizar a Ordem do Dia da Sessão Plenária do Estudante. À tarde, ocupam as cadeiras dos parlamentares para apreciação e votação dos PLs que elaboraram.
 
A edição histórica será integrada por alunos das seguintes escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Edgar da Rosa Cardoso – Fazenda Vilanova; Escola Estadual de Ensino Médio Floriano Peixoto - Engenho Velho; Escola Municipal de Ensino Fundamental Morada do Sol - Campo Bom; Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola – Ipê, e Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa – Santa Maria.
 
Biblioteca Virtual, lançamentos de páginas temáticas
Foram agregadas novas páginas temáticas na Biblioteca Virtual da Assembleia Legislativa, com disponibilização do texto integral das obras pertencentes à Coleção ALRS. Podem ser acessadas, pelo site www.al.rs.gov.br/biblioteca, informações sobre Getúlio Vargas, Sete Povos das Missões e Revolução Federalista. A pesquisa foi elaborada pelo estagiário de História, Guilherme Scienza.
 
Cartilhas
Igualmente, foram iniciativas da Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão a republicação de duas cartilhas:
  • Cartilha Fique por dentro da Assembleia Legislativa, edição de dois mil exemplares, para distribuição nas visitas guiadas ao Parlamento, escolas da rede de ensino do Estado e em projetos de educação para a cidadania realizados pela Escola do Legislativo.
  • Cartilha Programa Deputado por Um Dia, edição de mil exemplares, para distribuição às escolas participantes do Programa Deputado Por Um Dia e divulgação nas escolas da rede de ensino do Estado.
 
Periódicos on-line
Destaque, ainda, à iniciativa da divisão em disponibilizar aos usuários internos (deputados, assessores e servidores) as bibliotecas digitais “Magister Net” e “Fórum”. Editora Lex - Magister Net: sistema de pesquisas jurídicas que disponibiliza conteúdo jurisprudencial, legislativo e doutrinário. Também oferece exclusivas anotações editoriais, remissivas entre as bases de dados, dicionário jurídico, prática jurídica, prazos processuais, noticiário jurídico, entre outros serviços. Editora Fórum: - Bid Revista Interesse Público (BID- IP); - Bid Revista Brasileira de Direito Municipal (BID-RBDM); - Bid Revista de Direito Administrativo e Constitucional (BID-A&C). Para obter o acesso, basta solicitar o login e a senha pelo e-mail da Biblioteca (escola.biblioteca@al.rs.gov.br).
 
Livros
Foi aprovada pela administração da Casa a aquisição de 65 títulos para compor o acervo da Biblioteca. Os novos livros, a maior parte da área de Ciências Jurídicas e Sociais, Literatura, História e Gestão Pública, serão incorporados ao acervo em agosto.
 
Solicitação de ISBN
O ISBN - International Standard Book Number - é um sistema internacional padronizado que identifica e individualiza numericamente os livros e os converte em código de barras, facilitando a catalogação, circulação e comercialização das obras.
 
O sistema é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta, coordena e delega poderes às agências nacionais designadas em cada país. Desde 1978, a Fundação Biblioteca Nacional representa a Agência Brasileira, com a função de atribuir o número de identificação aos livros editados no país.
 
A ALRS está cadastrada no ISBN sob o prefixo 66054. A partir dele, são concedidos e registrados, na Biblioteca Nacional, os números individuais para as obras publicadas pelo Parlamento.
 
A Biblioteca da Assembleia Legislativa é responsável, desde 2011, pela gestão dos registros via acesso ao sistema de cadastramento (www.isbn.br). Cada ISBN tem o custo unitário de R$ 20,00 (tabela em vigor a partir de 05 de junho/2017).
 
No primeiro semestre, foram solicitados três novos números: - José Feliciano Fernandes Pinheiro (Visconde de São Leopoldo): acervo pessoal / Instituto Histórico e Geográfico do RS e Assembleia Legislativa, Memorial do Legislativo; - 25 anos da reforma psiquiátrica no Rio Grande do Sul / Comissão de Saúde e Meio Ambiente; e - Manoel Theophilo Barreto Vianna: perfil do presidente da Assembleia dos Representantes (1855-1928).
 
Material gráfico
Coube à Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão, ainda, a produção e divulgação, por meio eletrônico e impresso, de todos os materiais gráficos dos cursos, programas e demais eventos desenvolvidos pela Escola do Legislativo. Números De janeiro a junho de 2018, a biblioteca emprestou 98 obras e incorporou outras 95 ao seu acervo. Quanto aos acessos à biblioteca virtual, foram 35.218 no período, sendo que maio foi o mês com maior procura: 8.409 acessos virtuais.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Escola do Legislativo: Curso Fake News

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
FÓRUM SOCIAL MUNDIAL DA POPULAÇÃO IDOSA, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E DIVERSIDADES
FÓRUM SOCIAL MUNDIAL DA POPULAÇÃO IDOSA, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E DIVERSIDADES
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30