BALANÇO DO SEMESTRE
Feira Literária e novo layout do portal foram destaques da Superintendência de Comunicação e Cultura
Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 08:30 - 20/07/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Marcelo Bertani
Feira Literária da AL atraiu público de todas as idades
Feira Literária da AL atraiu público de todas as idades

A primeira edição da Feira Literária do Parlamento gaúcho, em julho, e o novo layout do portal da Assembleia, apresentado em abril, foram as principais ações da Superintendência de Comunicação e Cultura durante o primeiro semestre de 2018. A avaliação é do superintendente Inocêncio Teles Moreira Filho.

A Feira Literária, projeto que resultou do empenho pessoal do presidente da AL, Marlon Santos (PDT), teve como objetivo incentivar o hábito da leitura e valorizar os escritores gaúchos. No evento, foi inaugurada a Geladeiroteca, projeto de caráter permanente, que consiste em disponibilizar livros dentro de uma geladeira, localizada no hall de entrada do Palácio Farroupilha, incentivando a troca de obras e constituindo um ponto de referência para quem deseja ler gratuitamente.

Um dos destaques da programação da Feira Literária foi a palestra com a monja Chagdud Khadro, considerada uma referência internacional entre os budistas. “Tivemos pessoas da Colômbia e da Nova Zelândia acompanhando a transmissão ao vivo da TV AL em nosso canal do YouTube”, conta Inocêncio.

Já o novo layout do portal da AL teve o propósito de facilitar o acesso, dando ênfase a aspectos que, até então, permaneciam diluídos no conjunto de informações institucionais do Parlamento gaúcho. “Esta ação proporcionou aos usuários o acesso as informações de forma ágil, destacando as notícias e outras atividades desenvolvidas na Casa”, resume o superintendente.

Com a nova capa, ficaram em destaque as notícias de caráter jornalístico elaboradas pela Agência de Notícias da Casa e para os conteúdos produzidos pela TV Assembleia e Rádio AL. A produção legislativa também ficou mais visível, com links diretos para pesquisas sobre os projetos em tramitação e os que serão votados em plenário, a planilha de votações, os áudios dos discursos dos parlamentares, além das transcrições dos discursos e a agenda dos grandes expedientes.

Ainda a navegação nas páginas dos deputados e nas comissões parlamentares ganhou um acesso direto. Também foram criados links para as agendas da presidência do Legislativo, das comissões, do plenário e dos eventos culturais. E, com o novo desenho, ficou mais fácil para o usuário agendar atividades como as Visitas Guiadas, e encontrar informações do Diário Oficial, Legislação Estadual e Regimento Interno da AL.

Outros projetos
O superintendente de Comunicação e Cultura ainda destaca a cobertura e transmissões ao vivo da TV Assembleia dos eventos realizados na Casa e também nos que o presidente da Casa participou, como a Expodireto, realizada em Não-me-toque, e a 22ª Conferência dos Legisladores e Legislativos Estaduais, que ocorreu em Gramado.   

Ainda sobre a TV AL, foi dado início à transmissão ao vivo da programação da TV AL pelo YouTube, para o qual já foram contratados serviços de engenheiro responsável pelo canal e pela estação transmissora de TV Legislativa em Porto Alegre.

Para o próximo semestre, conforme Inocêncio, deve ser concluído o projeto do novo layout do portal da Rádio AL.

Publicidade
A Superintendência de Comunicação e Cultura também desenvolveu duas campanhas publicitárias. A primeira foi em fevereiro, quando uma ação judicial em caráter liminar determinou a suspensão da votação em plenário de projetos do Executivo. “Neste acontecimento, o Parlamento se posicionou como poder independente que é, exigindo que fossem respeitadas as normas internas e constitucionais que regem este Poder constituído de forma democrática”, explicou Inocêncio.

A outra campanha, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), teve o objetivo de incentivar o alistamento eleitoral e o exercício do voto pelos jovens de 16 e 17 anos, cujo voto é facultativo. Foram feitas peças para as redes sociais incentivando a participação no processo.

Agência de Notícias
A Agência de Notícias da ALRS é responsável pela cobertura jornalística das atividades do Parlamento gaúcho. No primeiro semestre de 2018, o portal de notícias teve 552,6 mil acessos e o portal de fotografia, mais de 91 mil acessos. No mesmo período, foram publicadas 1.665 matérias, entre as produzidas pela Agência, setores da Casa, bancadas e gabinetes parlamentares, e 6.302 mil fotografias.

O conteúdo disponível no portal também pode ser acessado pelo aplicativo móvel AL Mídias RS, disponível para sistema Android na Google Play Store. Pelo aplicativo, além do conteúdo da Agência de Notícias, também é possível assistir à TV AL ou ouvir a Rádio AL em tempo real, além de acompanhar as publicações do Twitter e Facebook.

Rádio Assembleia
No período de janeiro a junho de 2018, a Rádio AL produziu 508 matérias relativas às atividades parlamentares. Ao longo do semestre, o portal da Rádio registrou mais de 109 mil acessos, com 1.973 downloads. Todo o material publicado está disponível para download no formato MP3 e pode ser reproduzido, desde que citada a fonte “Rádio Assembleia”. O acesso à Rádio AL ocorre através do endereço www.al.rs.gov.br/radioassembleia (navegador Internet Explorer), onde também é possível fazer os downloads.

No primeiro semestre, a Rádio Assembleia retomou a transmissão do programa Assembleia Debate, que vai ao ar às sextas-feiras, às 14h. O objetivo da mesa redonda é a discussão de temas relevantes, tendo como convidados representantes de órgãos públicos, bem como de entidades da sociedade civil. A novidade é que, a cada semana o tema do programa é divulgado no Facebook da Assembleia e os cidadãos podem enviar suas perguntas em áudio, até o início da tarde de quinta-feira, para o whatsapp da Rádio Assembleia (51) 99860.0456. Além de ser divulgada na página da Rádio, a íntegra do programa também é compartilhada no Facebook.

TV Assembleia
De fevereiro a 10 de julho, a TV Assembleia exibiu mais de 438 horas de transmissões ao vivo, entre sessões plenárias, atividades das comissões permanentes e temporárias, além de eventos institucionais.

A TV AL também deu continuidade à edição do Jornal Assembleia, focado em notícias institucionais, e transmitido ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 18h, com reprise às 22h30. Foram 100 edições ao vivo, totalizando 50 horas de programação. Também ao vivo, a TV exibiu o programa Espaço Público, uma parceria entre os Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, somando 109 edições e mais de 54 horas de programação.

Na programação inédita diária, a TV AL transmitiu 90 horas de programação com os programas Assembleia Entrevista e Democracia. Já na programação inédita semanal, foram mais de 206 horas de programação, com os programas Agro RS, Atitude TCE, Cena Musical, Com a Palavra, Conexão Eleitoral, Confraria Castro Alves, Curta Cine, Faça a Diferença, Justiça Gaúcha, Lugares, Mateadas, Mulheres em Alta, Parlamento Brasil, Perfil, Querência, Réplica e Tréplica, Rio Grande Rural, Sarau no Solar, entre outros.

A TV AL pode ser sintonizada pelo canal aberto digital 61.2, na Região Metropolitana de Porto Alegre; pelo canal 16 da NET, na capital e cidades-polo; e pela internet, no endereço www.al.rs.gov.br/tvassembleia (navegador Internet Explorer). As matérias produzidas também estão disponíveis no YouTube (www.youtube.com/user/tvalrs).

Redes Sociais
As atividades da Casa também são divulgadas por meio das redes sociais do Parlamento gaúcho. No Facebook (www.facebook.com/assembleiars), o número de seguidores passou de 41 mil em dezembro de 2017 para 44 mil em julho. No mesmo período, o número de seguidores no Twitter (www.twitter.com/assembleiars) passou de 31,9 mil para 34,5 mil. Já no Instagram (www.instagram.com/assembleiars/), há 3,2 mil seguidores.

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