AGENDA DA SEMANA
Atividades da Assembleia Legislativa no retorno do recesso parlamentar
Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 08:30 - 31/07/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Marcelo Bertani
Painel Epopeia Farroupilha, de Vasco Prado, fachada do Palácio Farroupilha
Painel Epopeia Farroupilha, de Vasco Prado, fachada do Palácio Farroupilha
Nesta quarta-feira (1º), a Assembleia Legislativa retoma suas atividades após o fim do recesso parlamentar. Haverá reuniões de comissões e audiência pública em Santana do Livramento, além de sessões plenárias. As votações, porém, só serão retomadas na próxima terça-feira (7).
 
A semana será de homenagens. Nos Grandes Expedientes das sessões plenárias da semana, serão destacados os trabalhos da Federação Gaúcha de Laço e da Ação Social Santa Isabel. Também está prevista a entrega da Medalha do Mérito Farroupilha ao empresário Otélio Drebes.
 
Ainda haverá Sarau do Solar com o cantor, compositor, instrumentista e produtor cultural Chico Saratt e a realização do seminário Condutas Vedadas nas eleições 2018, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral.
 
Confira a programação completa
 
QUARTA-FEIRA (1º)
 
Comissões
A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Jeferson Fernandes (PT), realiza reunião ordinária às 9h, no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto, no térreo. No período de Assuntos Gerais, haverá relatos sobre a situação dos Centros de Triagem de Porto Alegre e outras denúncias sobre o sistema carcerário; do Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Porto Alegre e movimentos sociais sobre a política de implantação de DIU s para prevenção de gravidez em adolescentes abrigadas pelo município; e da Cooperativa da Vila Gaúcha, de Viamão, sobre a situação dos moradores.
 
A Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado Eduardo Loureiro (PDT), realiza audiência pública às 18h15, na Câmara de Vereadores de Santana do Livramento. Por proposição do deputado Adão Villaverde (PT), estará em debate a prestação de serviços da concessionária Rumo-ALL, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul.
 
Sessão Plenária
Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão ordinária. O período do Grande Expediente Especial será ocupado pelo deputado Juvir Costella (MDB), que prestará homenagem à Federação Gaúcha de Laço.
 
Medalhas 
Às 18h, no Teatro Dante Barone, ocorre a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Farroupilha ao empresário Otélio Drebes, por proposição do deputado Maurício Dziedricki (PTB). A solenidade começa com palestra do homenageado.
 
Também às 18h, o deputado Sérgio Turra (PP) homenageia a Feira Internacional de Turismo (Festuris) de Gramado pelos seus 30 anos. A cerimônia de outorga da Medalha da 54ª Legislatura acontecerá no Salão Júlio de Castilhos.
 
Sarau do Solar
O cantor, compositor, instrumentista e produtor cultural Chico Saratt é a atração do Sarau do Solar. Natural de São Borja e radicado em Porto Alegre desde 1984, começou sua carreira ao lado de Mário Barbará nos festivais estudantis e nativistas do RS, tendo conquistado muitos deles. A apresentação ocorre às 18h30, na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara da ALRS, com entrada franca.
 
Exposições
Às 14h, no hall de entrada do Palácio Farroupilha será aberta a mostra cultural História da Bíblia com a mostra itinerante Exposição 500 anos da Reforma. No princípio era o Verbo, projeto do Museu da Sociedade Bíblica do Brasil. Às 15h, no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto, no térreo, haverá palestra com o reverendo e diretor da SBB, Erní Seibert, explanará sobre o tema “O 2°ano da Bíblia”. A exposição, uma iniciativa da deputada Liziane Bayer (PSB), pode ser visitada, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 18h30, até o dia 9 de agosto. Paralelo à mostra, haverá circuito de reflexões, das 13h às 13h30, sobre o tema “Como a bíblia se aplica de forma prática em nossas vidas”, na Capela Ecumênica do Legislativo.
 
A Sala JB Scalco do Solar dos Câmara sedia, até 10 de agosto, a mostra América Latina, dos fotógrafos Paulo Gusmão e Rodrigo Gorski. A exposição retrata imagens dessa região do Continente Americano, que engloba os países onde são faladas, primordialmente, línguas românicas (derivadas do Latim). A visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30.
 
Prêmio de Responsabilidade Social
De 30 de julho a 10 de setembro estão abertas as inscrições para a 19ª edição do Prêmio de Responsabilidade Social. Podem participar empresas privadas, sociedades cooperativas, organizações governamentais, prefeituras, instituições de ensino e entidades sem fins lucrativos. O regulamento do prêmio e as inscrições podem ser feitas em www.al.rs.gov.br/prêmios.
 
Aleitamento Materno
Durante o mês de agosto, a fachada do Palácio Farroupilha estará iluminada de dourado/âmbar em alusão à Campanha de Incentivo ao Aleitamento Materno. A iniciativa é do governo do Estado.
 
Feira Orgânica
Toda a quarta-feira, das 12h às 19h, ocorre feira de produtos orgânicos ao lado da entrada principal da Assembleia Legislativa.
 
QUINTA-FEIRA (2)
 
Comissões
A Comissão de Segurança e Serviços Públicos, presidida pelo deputado Catarina Paladini (PSB), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Maurício Cardoso, no 4º andar.
 
A Comissão Especial sobre a Lei Kandir, presidida pelo deputado Frederico Antunes (PP), realiza reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ), para pressionar pela inclusão na Ordem do Dia do PLP 511/2018, que trata da regulamentação da Lei Kandir. O encontro será ás 15h30, no Gabinete da Presidência da Câmara, em Brasília.
 
Seminário
Das 10h às 12h, a Assembleia Legislativa e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS) promovem o seminário Condutas Vedadas nas eleições 2018. A atividade ocorre na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), no 3º andar, e terá como ministrante o secretário da Secretaria Judiciária do TRE/RS, Rogério Vargas.
 
Sessão Plenária
Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão ordinária. O período do Grande Expediente será ocupado pelo deputado Gilmar Sossella (PDT), que prestará homenagem à Ação Social Santa Isabel.
 
Procuradoria Especial da Mulher
Às 14h, na Câmara de Vereadores de Pelotas, a procuradora especial da Mulher da ALRS, deputada Manuela d’Ávila (PCdoB), participa da audiência pública para debater a possível fraude nos exames de pré-câncer naquele município. O debate é promovido pela Comissão de Saúde da Câmara de Pelotas.
 
* Com informações fornecidas pelos gabinetes e assessorias. Programação sujeita a alterações.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Obras de Vasco Prado na Assembléia

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30