PROPOSIÇÕES
Projeto define mês de Combate às Hepatites Virais no RS
Francis Maia - MTE 5130 | Agência de Notícias - 08:20 - 12/11/2018 - Edição: Celso Bender - MTE 5771 - Foto: Marcelo Bertani
Deputado Adílson Troca integra a bancada do PSDB na AL
Deputado Adílson Troca integra a bancada do PSDB na AL

O projeto de Lei (PL) 32 2018, de autoria do deputado Adilson Troca (PSDB), institui o Mês de Combate às Hepatites Virais no Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências. A programação será realizada durante o mês de julho e a matéria legislativa pede a inclusão do mês de Combate às Hepatites Virais no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

Conforme o projeto de lei, durante o mês de julho serão desenvolvidas ações de modo integrado entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, entidades e instituições da sociedade civil organizada, como forma de contribuir para o combate das Hepatites Virais, incluindo, dentre outras ações: iluminação de prédios públicos com luzes de cor amarela; promoção de palestras e atividades educativas; veiculação de campanhas de mídia; realização de eventos. Sugere, ainda, a proposição, que as unidades sanitárias do Estado poderão disponibilizar meios para oferecer o teste sorológico verificador das hepatites virais.

Na justificativa, o deputado Adilson Troca observa que “é assustador o número de pessoas infectadas pelo vírus da hepatite”, muitas delas desconhecendo que são portadoras do vírus. “A saúde pública terá no projeto proposto um instrumento simples e seguro para prevenir esta perigosa doença”, observou.

A Organização Mundial da Saúde instituiu 28 de julho como Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais e o projeto de lei instituindo o mês de julho como o Mês de Combate às Hepatites Virais no Estado do Rio Grande do Sul “pretende alertar para a importância da conscientização e da prevenção desta doença”, destacou Troca.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Grande Expediente

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30