ESCOLA DO LEGISLATIVO
Estudantes vão experimentar a atividade parlamentar e serão “Deputados Por Um Dia”
Francis Maia - MTE 5130 | Agência de Notícias - 16:50 - 09/08/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Evandro Oliveira
A dois meses das eleições parlamentares, um grupo de estudantes vivenciará no dia 13 de agosto, na Assembleia Legislativa, a experiência do desempenho da função através do programa Deputado Por Um Dia. Nesta 50ª edição participarão alunos de escolas públicas de cinco regiões do Estado. Eles cumprirão ao longo do dia a mesma jornada dos deputados em comissões, reuniões deliberativas e plenário, quando apresentarão as propostas de projetos de lei, com votação. A Escola do Legislativo é a responsável pela atividade.
 
Os Deputados Por Um dia pertencem às escolas públicas de Santa Maria, na região Central (Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa); Fazenda Vilanova, no Vale do Taquari (Escola Municipal de Ensino Fundamental Edgar da Rosa Cardoso); de Campo Bom, no Vale do Rio dos Sinos (Escola Municipal de Ensino Fundamental Morada do Sol); de Ipê, nos Campos de Cima da Serra (Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola); e Engenho Velho, da região de Rio da Várzea (Escola Estadual de Ensino Médio Floriano Peixoto). Identificados pelos partidos políticos que criaram, eles estarão compondo as bancadas que são representadas pelos 55 deputados estaduais na atualidade.
 
Rotina parlamentar
No início da manhã o grupo estudantil será recepcionado no Vestíbulo Nobre do Palácio Farroupilha. Às 10h30, acontece a abertura oficial do programa Deputado Por Um Dia, no Teatro Dante Barone. Haverá apresentação musical e dança pela ONG Sol Maior.
 
No mesmo horário da rotina parlamentar, às 11h30, os deputados juvenis estarão na Reunião dos Líderes de Bancada, na Sala da Presidência, que é quando definem a pauta de votação da sessão plenária. Às 14h, conforme determina o Regimento Interno, apresentam-se no Plenário 20 de Setembro, onde acontecerá a Sessão Plenária do Estudante. Nesse período, poderão debater temas da atualidade e também os projetos na Ordem do Dia, aptos para votação. Cada escola sorteada, nos atos preparativos para o dia parlamentar, indica temas ligados à cidadania que serão apresentados em forma de projetos de lei. Durante a Sessão do Estudante, debaterão e votarão essas matérias. O encerramento do programa, às 17h, será no Vestíbulo Nobre.
 
Novas lideranças
Tradicional na Assembleia, o programa Deputado por Um Dia – aproximando os jovens do Parlamento gaúcho, que acontece em agosto registra a sua 50ª edição. Criado em 1999, é um programa onde jovens estudantes atuam como deputados, vivenciando a experiência de elaborar, discutir e votar projetos de lei na Sessão Plenária do Estudante, que propicia o conhecimento das atividades político-parlamentares, além de contribuir à formação da cidadania, estimulando o surgimento de novas lideranças. Podem participar alunos a partir do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio das redes pública e privada do ensino municipal e estadual do Rio Grande do Sul.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputado Por Um Dia

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30