PROPOSIÇÕES
Projeto declara Mercado Público de Porto Alegre patrimônio histórico e cultural do RS
Francis Maia - MTE 5130 | Agência de Notícias - 11:30 - 09/11/2018 - Edição: Marinella Peruzzo - MTE 8764 - Foto: Wilson Cardoso
Gilmar Sossella é autor do projeto
Gilmar Sossella é autor do projeto

O PL 138 2018, de autoria do deputado Gilmar Sossella (PDT), declara integrante do patrimônio histórico e cultural do Estado do Rio Grande do Sul o Mercado Público Central de Porto Alegre. A iniciativa busca preservar a memória histórica do local, inaugurado em 1869 para abrigar o comércio de abastecimento da cidade, tornando-se também palco de manifestações políticas, culturais e religiosas. Atualmente, o local passa por reformas depois do incêndio em 2013, que destruiu parcialmente o piso superior da construção colonial.

Na justificativa, o deputado Gilmar Sossella (PDT) destaca o valor histórico e cultural e de expressiva tradição para a cidade de Porto Alegre, conforme atesta a Lei nº 4317, de 16 de setembro de 1977. Entre 1990 e 1997, o Mercado Público foi restaurado, com a recuperação da concepção arquitetônica original do prédio e ampliação do número de estabelecimentos comerciais. Além da oferta de produtos e a prática de bons preços, o local é espaço para manifestações culturais, comunitárias e religiosas.

O deputado destaca, ainda, o histórico de sobrevivência do Mercado Público, que superou a enchente de 1941, quatro incêndios (em 1912, 1976, 1979 e 2013) e ameaça de demolição. Teve destaque o Projeto de Restauração, na década de 90, que devolveu a obra arquitetônica à cidade com a valorização do conjunto de arcadas do prédio, melhoria da circulação interna, instalação de duas escadas rolantes, elevadores, quatro banheiros públicos, novos espaços de convivência e redes de infraestrutura modernas e a cobertura que possibilitou a integração entre o térreo e o segundo pavimento, onde além de escritórios, também foram instalados espaços para alimentação. Os custos foram pagos pela Prefeitura, o Funmercado (Fundo Municipal do Mercado Público) e doações. A reinauguração aconteceu em 1997. Atualmente, o prédio segue em reformas depois do incêndio de julho de 2013.

“A Assembleia Legislativa tem o dever de zelar pela história do Mercado Público, que faz parte da vida dos gaúchos”, defende o parlamentar.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Grande Expediente em homenagem aos 25 anos da URI

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30