ESCOLA DO LEGISLATIVO
Escola do Legislativo realiza 50ª edição do programa Deputado por Um Dia
Celso Luiz Bender - MTE 5771 | Agência de Notícias - 18:00 - 13/08/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Guerreiro
Alunos votam durante a Sessão Plenária do Estudante
Alunos votam durante a Sessão Plenária do Estudante
A Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, da Assembleia Legislativa, promoveu, nesta segunda-feira (13), a 50ª edição do Programa Deputado Por um Dia. A iniciativa, criada em 1999, tem como objetivo proporcionar a alunos das redes pública e privada, da 7ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a experiência de atuar como deputados, discutir e votar projetos de lei na Sessão Plenária do Estudante.
 
Os estudantes foram recepcionados no Teatro Dante Barone pela manhã, e logo a seguir iniciaram a rotina parlamentar, com a reunião dos Líderes de Bancada, na Sala da Presidência. Nesse encontro, os grupos políticos discutiram e definiram a pauta de votação da Sessão Plenária do Estudante. Às 14h, aconteceu a Sessão Plenária, no Plenário Bento Gonçalves do Memorial do Legislativo, antiga sede do Parlamento, na rua Duque de Caxias, com discussão e votação de matérias de autoria dos próprios estudantes.
 
A deputada Juliana Brizola (PDT) abriu a sessão e na sequência passou a direção das atividades à deputada Regina Becker Fortunati (PTB). “É sempre uma alegria a Assembleia abrir suas portas aos estudantes do programa Deputado por Um Dia, com participação e engajamento absolutos”, elogiou Regina. “É possível perceber que há como fazer o resgate da boa política com estes jovens são os cidadãos de amanhã. Apesar de enxuta, a vivência dos alunos mostra um pouco do Parlamento e o quanto a participação cidadã pode construir um mundo melhor. É nesta esperança que atuamos”, observou. O deputado Ernani Polo (PP) também prestigiou a abertura da sessão. 
 
A responsável pela organização do programa e coordenadora da Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão da Escola do Legislativo, dra. Sônia Brambilla, lembrou que esta é uma edição especial. “Nos sentimos vitoriosos em celebrar esta 50ª edição, feito histórico e que marca época”, comemorou. “Houve uma grande participação dos estudantes no processo de votação dos cinco projetos aprovados. Para a Escola do Legislativo, é uma honra planejar e executar uma atividade como esta, sabedores que plantamos entre eles uma sementinha de participação no processo político e de formação de novas lideranças, numa mensagem positiva de que é possível, sim, o engajamento por mudanças”.
 
Ordem do Dia
Cinco projetos de lei foram apresentados na sessão plenária. Um representante de cada partido fez a defesa dos projetos, e as demais bancadas tiveram tempo para apresentar sua opinião e discutir cada proposta.
  • Escola Estadual de Ensino Médio Floriano Peixoto Partido dos Estudantes da Floriano (PEF), do município de Engenho Velho Projeto de Lei (PL) 1/2018 Autoriza o governo do Estado do Rio Grande do Sul a estabelecer parcerias para a distribuição gratuita da vacina contra o vírus influenza A e B à população gaúcha. Aprovado, com 28 votos sim e 27 não.
  • Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola Partido Unidos pela Leitura (PUL), município de Ipê Projeto de Lei (PL) 2/2018 Institui a “Semana Literária nas Escolas da Rede Pública de Ensino” e dá outras providências. Aprovado, com 38 votos contra 17
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Morada do Sol Partido Democrático Estudantil Campo Bonense (PDE), de Campo Bom Projeto de Lei 3/2018 Institui o Grêmio Estudantil nas Escolas da Rede Pública de Ensino Fundamental do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências. Aprovado, com 32 votos favoráveis e 23 contrários
  • Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa Partido Juntos pela Educação (PJE), de Santa Maria Projeto de Resolução (PR) 1/2018 Institui o “Mandato Solidário com a Educação” no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, e dá outras providências. Aprovado, com 28 votos favoráveis e 27 contrários
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Edgar da Rosa Cardoso Partido Educacional Social (PES), de Fazenda Vilanova Projeto de Lei (PL) 4/2018 Institui a “Semana Estadual do uso das novas tecnologias na promoção da educação” e dá outras providências. Aprovado, por 35 a 20
Próximas participantes
Ao final da sessão plenária foram definidas, por sorteio, as cinco escolas da próxima edição do Deputado Por Um Dia, a ser realizado em 2019.
  1. Escola Estadual de Ensino Médio Mitilina Pereira Alvarez, de São Borja;
  2. Escola Municipal de Ensino Fundamental José Rech, do município de Passa Sete;
  3. Escola Estadual de Ensino Médio Tuiuti, de Gravataí;
  4. Sociedade Educadora Madre Imilda, de Caxias do Sul; e a
  5. Escola Estadual de Ensino Médio João Przyczynski, de Guarani das Missões.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputado Por Um Dia

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30