ESCOLA DO LEGISLATIVO
Escola do Legislativo realiza 50ª edição do programa Deputado por Um Dia
Celso Luiz Bender - MTE 5771 | Agência de Notícias - 18:00 - 13/08/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Guerreiro
Alunos votam durante a Sessão Plenária do Estudante
Alunos votam durante a Sessão Plenária do Estudante
A Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, da Assembleia Legislativa, promoveu, nesta segunda-feira (13), a 50ª edição do Programa Deputado Por um Dia. A iniciativa, criada em 1999, tem como objetivo proporcionar a alunos das redes pública e privada, da 7ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a experiência de atuar como deputados, discutir e votar projetos de lei na Sessão Plenária do Estudante.
 
Os estudantes foram recepcionados no Teatro Dante Barone pela manhã, e logo a seguir iniciaram a rotina parlamentar, com a reunião dos Líderes de Bancada, na Sala da Presidência. Nesse encontro, os grupos políticos discutiram e definiram a pauta de votação da Sessão Plenária do Estudante. Às 14h, aconteceu a Sessão Plenária, no Plenário Bento Gonçalves do Memorial do Legislativo, antiga sede do Parlamento, na rua Duque de Caxias, com discussão e votação de matérias de autoria dos próprios estudantes.
 
A deputada Juliana Brizola (PDT) abriu a sessão e na sequência passou a direção das atividades à deputada Regina Becker Fortunati (PTB). “É sempre uma alegria a Assembleia abrir suas portas aos estudantes do programa Deputado por Um Dia, com participação e engajamento absolutos”, elogiou Regina. “É possível perceber que há como fazer o resgate da boa política com estes jovens são os cidadãos de amanhã. Apesar de enxuta, a vivência dos alunos mostra um pouco do Parlamento e o quanto a participação cidadã pode construir um mundo melhor. É nesta esperança que atuamos”, observou. O deputado Ernani Polo (PP) também prestigiou a abertura da sessão. 
 
A responsável pela organização do programa e coordenadora da Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão da Escola do Legislativo, dra. Sônia Brambilla, lembrou que esta é uma edição especial. “Nos sentimos vitoriosos em celebrar esta 50ª edição, feito histórico e que marca época”, comemorou. “Houve uma grande participação dos estudantes no processo de votação dos cinco projetos aprovados. Para a Escola do Legislativo, é uma honra planejar e executar uma atividade como esta, sabedores que plantamos entre eles uma sementinha de participação no processo político e de formação de novas lideranças, numa mensagem positiva de que é possível, sim, o engajamento por mudanças”.
 
Ordem do Dia
Cinco projetos de lei foram apresentados na sessão plenária. Um representante de cada partido fez a defesa dos projetos, e as demais bancadas tiveram tempo para apresentar sua opinião e discutir cada proposta.
  • Escola Estadual de Ensino Médio Floriano Peixoto Partido dos Estudantes da Floriano (PEF), do município de Engenho Velho Projeto de Lei (PL) 1/2018 Autoriza o governo do Estado do Rio Grande do Sul a estabelecer parcerias para a distribuição gratuita da vacina contra o vírus influenza A e B à população gaúcha. Aprovado, com 28 votos sim e 27 não.
  • Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola Partido Unidos pela Leitura (PUL), município de Ipê Projeto de Lei (PL) 2/2018 Institui a “Semana Literária nas Escolas da Rede Pública de Ensino” e dá outras providências. Aprovado, com 38 votos contra 17
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Morada do Sol Partido Democrático Estudantil Campo Bonense (PDE), de Campo Bom Projeto de Lei 3/2018 Institui o Grêmio Estudantil nas Escolas da Rede Pública de Ensino Fundamental do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências. Aprovado, com 32 votos favoráveis e 23 contrários
  • Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa Partido Juntos pela Educação (PJE), de Santa Maria Projeto de Resolução (PR) 1/2018 Institui o “Mandato Solidário com a Educação” no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, e dá outras providências. Aprovado, com 28 votos favoráveis e 27 contrários
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Edgar da Rosa Cardoso Partido Educacional Social (PES), de Fazenda Vilanova Projeto de Lei (PL) 4/2018 Institui a “Semana Estadual do uso das novas tecnologias na promoção da educação” e dá outras providências. Aprovado, por 35 a 20
Próximas participantes
Ao final da sessão plenária foram definidas, por sorteio, as cinco escolas da próxima edição do Deputado Por Um Dia, a ser realizado em 2019.
  1. Escola Estadual de Ensino Médio Mitilina Pereira Alvarez, de São Borja;
  2. Escola Municipal de Ensino Fundamental José Rech, do município de Passa Sete;
  3. Escola Estadual de Ensino Médio Tuiuti, de Gravataí;
  4. Sociedade Educadora Madre Imilda, de Caxias do Sul; e a
  5. Escola Estadual de Ensino Médio João Przyczynski, de Guarani das Missões.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputado Por Um Dia

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30