CULTURA
Um Corpo Feminino é o melhor filme da Mostra Gaúcha de Curtas
Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 01:30 - 20/08/2018 - Edição: Francis Maia - MTE 5130 - Foto: Vicente Romano
Os vencedores da Mostra Gaúcha de Curtas-Metragens, edição 2018, foram anunciados na noite deste domingo (19) em cerimônia no Palácio dos Festivais, em Gramado, como parte da programação do 46º Festival de Cinema.
 
Um Corpo Feminino, de Thaís Fernandes, foi  escolhido como o melhor filme.  Além da premiação máxima da Mostra, Thaís Fernandes recebeu o prêmio de melhor roteirista. Ela recebeu o prêmio do Superintendente de Comunicação e Cultura, Inocêncio Teles Moreira Filho, representante da Mesa Diretora do Parlamento Gaúcho.
 
Sem Abrigo, com três premiações, e Mulher Ltda., com duas, também foram destaques da noite. Outros quatro títulos completaram a lista de premiados da Mostra. 
 
O júri decidiu por conceder mensão honrosa ao filme A Formidável Fabriqueta de Sonhos Menina Betina, pela Universidade e comunicabilidade do tema e delicadeza de sua realização.
A Associação de Críticos de Cinema do RS (ACCIRS) lareou como Melhor Filme Prêmio da Crítica Accirs o curta Sem Abrigo, de Leonardo Remor.

Conheça os vencedores:
Melhor Filme: Um Corpo Feminino, de Thaís Fernandes;
Melhor Direção: Henrique Both Lahude, por "Fè Mye Talè";
Melhor Atriz: Rejane Arruda, em Sem Abrigo;
Melhor Ator:  Sirmar Antunes e Clemente Viscaíno, em Grito;
Melhor Roteiro: Thaís Fernandes, por Um Corpo Feminino;
Melhor Fotografia: Marco Antônio Nunes, por Sem Abrigo;
Melhor Direção de Arte: Thaísa Ennes, por Mulher Ltda.;
Melhor Música (TrilhaSonora): Jonts Ferreira, por Nós Montanha;
Melhor Montagem: Germano de Oliveira, por Sem Abrigo;
Melhor Edição de Som (Desenho de Som): Guilherme Cassio, po Abismo;
Melhor Produção Executiva: Rafael Duarte e Thaísa Ennes, por Mulher Ltda.

Mostra 
Os vencedores foram selecionados por cinco julgadores, dentre os 20 filmes concorrentes, exibidos nas tardes de sábado e domingo, no Palácio dos Festivais. A seleção apresentada em Gramado foi escolhida anteriormente em meio a 64 obras inscritas.
 
O prêmio da Assembleia Legislativa para curtas-metragens é um incentivo à produção gaúcha de cinema. Instituído pela Resolução n.º 2.902/04, a Mostra contempla os vencedores com prêmios em dinheiro, num total de R$ 48 mil. A Mostra é realizada em parceria entre a Assembleia Legislativa e a Prefeitura Municipal de Gramado, com apoio da Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do RS (APTC), do Sindicato da Indústria Audiovisual do RS (SIAV), da Fundação Cinema RS (Fundacine), Associação de Críticos de Cinema do RS (ACCIRS) e da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, no âmbito do Instituto Estadual de Cinema (Iecine).

Jurados
A Comissão Julgadora da Mostra Gaúcha de Curtas foi formada por Maíra Carvalho, diretora de Arte, Produtora e Pesquisadora; Lu Grimaldi, atriz de cinema, teatro e TV;  Hermes Filho Leal, jornalista, escritor, roteirista, diretor de Cinema; Julio Cesar Uchôa, produtor de Cinema e Rafael Carvalhocrítico,  pesquisador e curador de festivais de cinema.
 
Comissão selecionadora
Integraram a Comissão de Seleção do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas: Rogério Rodrigues (Fundação Cinema RS - Fundacine); Vicente Romano (Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul); Denise Schwertner Marchi (Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do RS - APTC); Juliana Costa (Associação de Críticos de Cinema do RS - ACCIRS) e Pâmela Hauber (Sindicato da Indústria Audiovisual do RS - SIAV).
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Festival de Cinema de Gramado

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30