Assuntos Municipais
Audiência em Santa Rosa vai debater os impactos da atual política educacional na qualidade do Ensino
João Silvestre - MTE 9320 | PDT - 11:15 - 27/08/2018 - Foto: João Silvestre
A região Noroeste/Missões tem uma grande oportunidade de discutir a qualidade do Ensino Superior e o papel das faculdades comunitárias no cenário da atual política educacional brasileira. Nesta quinta-feira, dia 30, a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Eduardo Loureiro (PDT), promove audiência pública sobre o tema, às 19 horas, no Centro Cívico de Santa Rosa.
 
Loureiro, que também é o proponente do debate por sugestão do Fórum das Faculdades Comunitárias gaúchas (Forcom), destaca que estarão em pauta temas como política de financiamento, regulamentação do ensino a distância, redução no número de estudantes, demissão de professores, fechamento de cursos e instituições de ensino superior, dentre outros.
 
“A precarização e consequentemente a perda da qualidade no Ensino Superior é bastante preocupante”, alerta o deputado.
 
Para Antonio Roberto Lausmann Ternes, coordenador do Forcom, a atual política pública de educação superior está totalmente desajustada. “Se persistir este cenário, a sociedade ficará exposta por muitos anos ao consumo de produtos de baixa qualidade em relação à aprendizagem. Assim, acreditamos que as autoridades públicas devam intervir para tentar evitar que mais gerações de brasileiros sejam vítimas de um processo ilusório, cheio de facilidades que vão desde o preço baixo, à dispensa da presença, inclusive em avaliações”, ressalta Ternes.
 
Atualmente, o Forcom é composto por 14 instituições espalhadas pelo Estado. Na região, por exemplo, estão a Faculdade Horizontina (FAHOR), a Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA) de Santa Rosa, e a Sociedade Educacional de Três de Maio (Setrem). 
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30