COMISSÃO DE ASSUNTOS MUNICIPAIS
Qualidade dos cursos oferecidos no Ensino Superior preocupa autoridades e educadores
João Silvestre* - MTE 9320 | Agência de Notícias - 14:00 - 31/08/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Fernando Gomes
Audiência aconteceu no Centro Cívico Antônio Carlos Borges, em Santa Rosa
Audiência aconteceu no Centro Cívico Antônio Carlos Borges, em Santa Rosa
A falta de financiamento e a proliferação desenfreada e sem critério de cursos a distância traz preocupação quanto ao baixo nível de preparo dos estudantes que se formam atualmente. Esses foram os principais temas debatidos nesta quinta-feira, dia 30, em Santa Rosa, em audiência promovida pelo deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT) através da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, que discutiu a qualidade do Ensino Superior e o papel das faculdades comunitárias no cenário da atual política educacional brasileira.

O debate reuniu autoridades, gestores e educadores; e abordou também regulamentação do ensino a distância, a redução no número de alunos, a demissão de professores e fechamento de cursos e instituições. “A perda da qualidade em cursos de Ensino Superior é preocupante”, destaca o deputado Loureiro.

Ao longo da audiência, ficou evidente que a atual política pública de educação superior está desajustada, expondo os alunos ao consumo de produtos de baixa qualidade em relação à aprendizagem, já que é crescente o número de cursos a distância sem critérios. “É preciso revisar esse modelo”, aponta o deputado, que durante a audiência anunciou a criação de um grupo de trabalho que vai sistematizar num documento todas as questões abordadas no debate. A intenção é ampliar essas o tema junto aos deputados federais e senadores nas próximas reuniões da bancada gaúcha no Congresso Nacional.

Além de educadores e gestores de faculdades, a audiência também contou com a presença de autoridades preocupadas com o tema, como os prefeitos de Santa Rosa, Alcides Vicini, e de Santo Ângelo, Jacques Barbosa, e de vereadores como Osório Antunes.

* Colaboração para a Agência de Notícias da AL.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30