COMISSÃO ESPECIAL
Reuniões em Rio Grande e Pelotas colhem dados para política pública em cuidados paliativos
Jurema Josefa* - MTE 3.882/RS | Agência de Notícias - 15:10 - 31/08/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Jurema Josefa
Médica Maria Rita de Assis Brasil, do Simers, discorre sobre o tema em Rio Grande
Médica Maria Rita de Assis Brasil, do Simers, discorre sobre o tema em Rio Grande

O deputado Pedro Ruas (PSol), presidente da Comissão Especial de Cuidados Paliativos da Assembleia Legislava, classificou como significativas as duas audiências públicas realizadas nas cidades de Rio Grande e Pelotas, nesta quinta-feira (30). Os encontros ocorreram nas câmaras de vereadores das duas cidades e reuniram, além de especialistas nas áreas de saúde, voluntários, familiares e pacientes do Projeto “Estar ao Seu Lado” (Rio Grande), de responsabilidade do médico Santiago Correa e, do Centro de Cuidados Paliativos (da UFPel) Pelotas, dirigido pela médica Julieta Fripp.

De acordo com os depoimentos e trocas de experiências nessas duas audiências, o deputado Ruas avalia que é possível notar o anseio dos participantes no sentido de que sejam criadas políticas públicas capazes de oferecer atendimento às necessidades decorrentes da finitude humana. “Estamos em busca de dados que nos possibilitem valorizar o trabalho nessa área, dando atendimento pleno aos que enfrentam as doenças crônicas ou terminais”, informou Pedro Ruas. Ele destaca que os trabalhos da Comissão Especial dão sequência às ações iniciadas com a Frente Parlamentar que foi instalada na Assembleia Legislativa, após denúncias de que o Centro de Cuidados Paliativos da Universidade Federal de Pelotas estava tendo problemas. O presidente da Comissão destacou que até novembro serão realizadas novas audiências nas cidades de Passo Fundo, Santa Maria, Caxias e Canoas, além das reuniões para conclusões na Assembleia Legislativa.

Entre os participantes nessa audiência pública, a médica Maria Rita de Assis Brasil destacou o empenho também do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), entidade da qual é vice-presidente, em encontrar soluções para melhor atender os pacientes.  Em Rio Grande, além do médico Santiago Correa, participaram do encontro o coordenador do Programa Estratégia da Família, médico André Azevedo; o vice-prefeito Renato Gomes (representando o prefeito),e a vereadora Denise Marques, representando o presidente da Câmara de Vereadores, e a advogada Ester Ramos.

Em Pelotas, um público estimado em 70 pessoas prestigiou a audiência, que contou com a presença do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luís Belletti; da vereadora Fernanda Miranda (Psol); da representante da Reitoria da Universidade Federal de Pelotas, Rosilaine Jurgina e as professoras Francieli Cordeiro,  Fernanda Rugno, Isabel Arrieira e Florismar Thomaz; Marion Ávila, representante dos pacientes da Unidade Curativa e Maria Terezinha Larroque, representando o voluntariado e Eugênia Antunes, da Associação dos servidores da UFPel.

* Colaboração com a Agência de Notícias da AL

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30