EDUCAÇÃO
Aprovado o relatório final da Comissão Especial do EJA
Marinella Peruzzo - MTE 8764 | Agência de Notícias - 14:40 - 11/09/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Marcelo Bertani
Relatora Juliana Brizola apresentou resultados dos trabalhos da Comissão
Relatora Juliana Brizola apresentou resultados dos trabalhos da Comissão

Em reunião no início da tarde desta terça-feira (11), a Comissão Especial sobre a Oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA), presidida pela deputada Stela Farias (PT), aprovou, por oito votos favoráveis e nenhum contrário, o relatório final das atividades realizadas. No documento, a relatora, deputada Juliana Brizola (PDT), pede que cesse o fechamento de turmas na modalidade e recomenda, entre outras providências, a disponibilização de recursos públicos para o aprimoramento do ensino e a compreensão de que a escola deve ser um espaço de comprometimento com as garantias básicas do aprendizado escolar, valorizando os saberes dos alunos. 

Conforme a parlamentar, a oferta de educação de jovens e adultos contribui para o aumento da escolarização de filhos e netos dos alunos e é fundamental garantir o direito à educação de qualidade que lhes foi negado historicamente. “Estamos tratando de trabalhadores que estudam e não de estudantes que, às vezes, trabalham”, ressaltou a parlamentar. Ela lamentou a triste realidade que o estado estaria vivendo, não só em relação às turmas de EJA, mas às demais escolas públicas. Disse que no caso da EJA, a situação era ainda mais dramática, porque as pessoas afetadas provavelmente jamais teriam outra oportunidade de voltar a estudar.

A deputada afirmou ainda que a oferta da modalidade de EJA estava aquém do atendimento à demanda e que somente a oferta tampouco era o bastante, sendo necessária ainda a criação de mecanismos que garantissem, além do acesso, a permanência e o consequente êxito na conclusão do curso.

A presidente da Comissão, deputada Stela Farias, salientou a importância do trabalho realizado pelo órgão técnico, observando que o mesmo havia tido início com frente parlamentar criada por ela, sobre o tema, em setembro de 2017, após receber denúncia de que milhares de turmas teriam sido fechadas em escolas estaduais no atual governo.

Instalada em 8 de maio de 2017, a Comissão Especial promoveu nove audiências públicas – duas em Porto Alegre e sete no interior do estado, nos municípios de Cachoeira do Sul, Pelotas, Rio Grande, Ibirubá, Cruz Alta, Osório e Passo Fundo.

Além das deputadas Stela Farias e Juliana Brizola, estiveram presentes na reunião de hoje os deputados Adilson Troca (PSDB), Miriam Marroni (PT), Bombeiro Bianchini (PR), Álvaro Boessio (MDB), Maurício Dziedricki (PTB) e Gerson Burmann (PDT).

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão Especial sobre a Oferta de Educação de Jovens Adultos

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30