SESSÃO PLENÁRIA
Dez matérias são aprovadas na última sessão deliberativa antes das eleições
Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 17:00 - 11/09/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Marcelo Bertani
A oferta do ensino de espanhol nas escolas públicas foi uma das propostas aprovadas nesta tarde
A oferta do ensino de espanhol nas escolas públicas foi uma das propostas aprovadas nesta tarde
Em sessão extraordinária na tarde desta terça-feira (11), o plenário da Assembleia Legislativa aprovou todas as dez matérias em pauta. A sessão foi convocada logo após o encerramento da sessão ordinária, que não teve quórum para dar início às votações. Entre as matérias, foram aprovadas a licença do governador durante o período eleitoral e a emenda constitucional que obriga a oferta do ensino de espanhol nas escolas públicas gaúchas.
 
Esta foi a última sessão deliberativa antes do primeiro turno das eleições, que ocorre no dia 7 de outubro. Até lá, só haverá mais duas sessões solenes. Uma será amanhã (12), em alusão ao Movimento Cívico da Legalidade, e outra na próxima terça-feira (18), alusiva à Revolução Farroupilha. As demais sessões foram canceladas por decisão do colégio de líderes.
 
Executivo
Os três primeiros projetos aprovados hoje trancavam a pauta de votações, pois tramitaram em regime de urgência e já tinham prazo fatal expirado. Todos são de origem do Poder Executivo.
 
O PL 146 2018, que altera a Lei nº 10.607, de 28 de dezembro de 1995, que institui o Programa de Reforma do Estado (PRE) e dá outras providências, foi aprovado por 31 votos a 11.
 
Por unanimidade (46 votos favoráveis), também foi aprovado o substitutivo apresentado pelo deputado Álvaro Boessio (MDB) ao PLC 190 2017, que altera as leis orgânicas da Advocacia e da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado.
 
Já o PL 147 2018, que autoriza a alienação total de participações acionárias da CEEE-GT nas empresas Vento Curupira S/A, Ventos do Povo Novo S/A e Ventos de Vera Cruz S.A, recebeu 33 votos favoráveis e 13 contrários. Quatro emendas foram apresentados ao projeto, das quais duas (emendas 1 e 3), propostas pelos pedetistas Eduardo Loureiro e Ciro Simoni, foram retiradas. Já a emenda 2, de Stela Farias (PT), foi prejudicada por aprovação de requerimento de preferência para votação da emenda 4, proposta pelo líder do governo Gabriel Souza (MDB) e outros parlamentares. A emenda 4 recebeu 33 votos favoráveis e 13 contrários.
 
Na discussão dessa matéria, o deputado Pedro Ruas (PSOL) manifestou contrariedade ao projeto, mas apoio às emendas de Stela e Ciro que, segundo ele, buscam restringir o uso de recursos auferidos à própria CEEE.
 
Também o deputado Tarcísio Zimmermann (PT) criticou a proposta que aliena patrimônio do Estado do RS. "Nós não compactuamos com mais esse desmonte, de um governo que destruiu fundações e o serviço público e não colocou nada no lugar", declarou.
 
Já o deputado Lucas Redecker (PSDB) informou que, como secretário de Minas e Energia durante dois anos do governo estadual, acompanhou a discussão do Parque Eólico Povo Novo. Conforme o parlamentar, é preciso vender o parque eólico para que seja finalizado e para que não aumentem os custos para a CEEE. Também manifestou voto favorável à emenda do governo. 
 
O deputado Ciro Simoni (PDT) foi à tribuna para manifestar seu voto favorável à venda desses polos nesse momento, desde que os recursos da alienação sejam reinvestidos na CEEE, especialmente na CEEE Distribuição.
 
Licença ao governador
Por unanimidade (46 votos favoráveis), foi aprovado o PDL 5 2018, da Mesa Diretora, que concede licença não-remunerada ao governador do Estado nos dias 6, 13, 14, 19, 21, 26 a 28 de setembro e para o período compreendido de 1.º a 5 de outubro, em virtude da disputa eleitoral de 2018.
 
Demais projetos aprovados
  • PDL 4 2018, da Comissão de Segurança e Serviços Públicos, que aprova a indicação de Luiz Henrique Mangeon para compor o Conselho Superior da Agergs. Aprovado por unanimidade (45 votos favoráveis);
  • PR 13 2018, da CPI das Empresas Seguradoras Veiculares, que aprova o relatório final da CPI das Empresas Seguradoras Veiculares. Aprovado por unanimidade (46 votos favoráveis);
  • RCE 8 2018, do deputado Sérgio Peres (PRB) e mais 46 parlamentares, que requer a criação de uma Comissão Especial para tratar sobre a Regularização do Bairro Granja Esperança, no município de Cachoeirinha. Aprovado por unanimidade (44 votos favoráveis);
  • RDI 12 2018, da deputada Manuela d´Ávila (PCdoB), que indica a Senhora Terezinha Irigaray para ser agraciada com a distinção de Deputada Emérita. Aprovado por unanimidade (45 votos favoráveis); 
  • PEC 270 2018, de deputada Juliana Brizola (PDT) e mais 36 parlamentares, que acrescenta parágrafo ao artigo 209 da Constituição do Estado, tornando obrigatório o ensino da disciplina de língua espanhola nas escolas públicas de ensino fundamental e médio. Aprovado por unanimidade (45 votos favoráveis) na votação em 1º turno;
  • Substitutivo 2 ao PL 45 2015, de Tiago Simon (MDB), que dispõe sobre a aplicação, no âmbito da administração pública estadual, da Lei Federal n° 12.846, de 1° de agosto de 2013, que trata da responsabilização administrativa das pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira. Aprovado por unanimidade (32 votos favoráveis). A emenda 1, da Comissão de Constituição e Justiça, e o substitutivo 1, da Comissão de Segurança e Serviços Públicos, não foram apreciados devido a aprovação de requerimento de preferência para votação do substitutivo 2, do deputado Gabriel Souza (MDB). O autor da proposta foi à tribuna para definir como histórico o momento em que a Casa aprova este projeto de combate à corrupção no Estado do RS. 
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Sessão Plenária

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30