SEMANA FARROUPILHA
Assembleia Legislativa recebe centelha da Chama Crioula
Marinella Peruzzo - MTE 8764 | Agência de Notícias - 12:28 - 14/09/2018 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Luiz Morem

Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (14), no Espaço Nico Fagundes, a Assembleia Legislativa recebeu a centelha da Chama Crioula. Representando o presidente do Parlamento gaúcho, o superintendente de Comunicação e Cultura, Inocêncio Telles Moreira Filho, salientou a importância da Semana Farroupilha para os gaúchos e do culto à tradição e à história. Acompanharam o ato o superintendente Legislativo, Carlos Eduardo Chaise, o diretor de Logística, Carlos Cogo, a diretora de Cultura, Neuza Soares, a diretora de Jornalismo, Luana Costa, e a diretora da Escola do Legislativo, Gislaine Monza, além de prendas e peões do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

O presidente do MTG, Nairoli Callegaro, disse que era uma satisfação imensa estar na Casa do Povo trazendo a chama que simboliza e sintetiza, segundo ele, o resgate da identidade e da cultura do povo gaúcho. "É uma grande responsabilidade manter essa tradição para que o Rio Grande do Sul não esqueça sua cultura, seus valores e, principalmente, sua formação", afirmou.

A Chama Crioula foi acesa no dia 10 de setembro, em Iraí, no norte do estado, em ato que simbolizou a abertura oficial dos festejos farroupilhas, que seguem até 20 de setembro. O ritual é repetido anualmente, desde 1947, quando um grupo de jovens retirou uma centelha da pira da pátria e conduziu do Parque Farroupilha até o Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, iniciando um movimento de resgate e preservação dos usos e costumes gaúchos.

Roteiro
Antes da cerimônia na Assembleia Legislativa, também o Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, recebeu uma centelha da Chama Crioula em ato que contou com a presença do governador em exercício, José Paulo Cairoli, de secretários de Estado, do patrono das celebrações farroupilhas neste ano, Renato Borghetti, e de seu pai, o tradicionalista Rodi Borghetti.

Hoje, o roteiro dos cavalarianos, que conduziram a Chama Crioula por 630 quilômetros, de Iraí a Porto Alegre, inclui ainda o Comando da Brigada Militar, Prefeitura Municipal, Palácio da Polícia, Tribunal Regional Eleitoral e Maçonaria.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Semana Farroupiha

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30