CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
Moradores de ocupações de Sapucaia do Sul pedem apoio à CCDH
Roberta Pinto* - MTE 10190 | Agência de Notícias - 15:32 - 18/09/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Divulgação
Problema da falta de moradia em discussão pela CCDH
Problema da falta de moradia em discussão pela CCDH
A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa debateu, em audiência pública realizada nesta segunda-feira (17), a regularização fundiária em áreas do município de Sapucaia do Sul. Presidida pelo deputado Pedro Ruas (PSOL), a reunião aconteceu no ginásio da Escola de Ensino Fundamental Vanessa Ceconet, na Avenida João Pereira Vargas, 2843, bairro Nova Sapucaia.

Cerca de 200 moradores de diversas ocupações, entre essas a Vila Santa Maria, Luiz Pasteur, Abelhas, José Joaquim, Carioca e em áreas de domínio da RS 118 compareceram à audiência, e cobraram uma solução, pois vivem sem segurança, com a ameaça da retomada das áreas pelos proprietários, em alguns casos o próprio Estado.

O deputado Pedro Ruas conduziu os trabalhos e reiterou que o caso é uma questão social, focado na falta de moradia. “Temos como resolver, pois existe uma verba disponível e um projeto já aprovado”, disse. Participaram do encontro a vereadora Imília de Souza, representando a Câmara de Vereadores do Município, a advogada da ocupação, Clarice Zanini, além presidente da Associação de Moradores da Villa Marielle, Adriana Maqueli.

Entre os encaminhamentos da audiência estão a realização de pedidos de audiências da Comissão de Direitos Humanos com a juíza que vai definir o processo, com o prefeito de Sapucaia do Sul, com o Ministério Público, e com a secretaria de obras do estado, além de pedir alterações no projeto inicial para contemplar a Ocupação Marielle Franco.

Cerca de 6 mil pessoas vivem nas ocupações Vila Santa Maria, Luiz Pasteur, Abelhas, José Joaquim, Carioca e em áreas de domínio da RS 118. A reintegração de posse havia sido suspensa, atendendo à solicitação da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, mas o caso deve ser retomado nas próximas semanas pela Justiça.

* Colaboração para a Agência de Notícias da AL

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30