55ª LEGISLATURA
PARLAMENTO 2019 - Luis Augusto Lara (PTB)
Francis Maia - MTE 5130 | Agência de Notícias - 16:00 - 14/11/2018 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Marcelo Bertani
Lara foi eleito para o sexto mandato na AL com 56.396 votos
Lara foi eleito para o sexto mandato na AL com 56.396 votos

Luis Augusto Barcellos Lara, 50 anos (nasceu em 19 de outubro de 1968), é natural de Bagé. Irá para o sexto mandato na Assembleia Legislativa, reeleito com 56.396 votos pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), o que o fez o deputado mais votado de sua bancada.

A maior votação foi na sua base eleitoral, Bagé (20.836), na Fronteira Oeste, com presença eleitoral em municípios da região como Dom Pedrito (6.298) e Rosário do Sul (1.611). Registrou muitos votos também em Porto Alegre (2.642) e Pelotas (1.747)

Na Assembleia Legislativa, durante a última legislatura, Lara dedicou-se ao estudo detalhado das fragilidades do orçamento público que resultam na escassez de recursos e, como consequência, na pauperização dos serviços públicos, em especial na saúde, segurança e geração de emprego. Bacharel em direito, fez da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, que presidiu durante duas oportunidades nos últimos quatro anos, uma trincheira para vasculhar os vazamentos que tornam o orçamento do Estado incapaz de ordenar as receitas e direcionar as despesas para o que é essencial.

“Me dediquei no último mandato a estudar o orçamento e é preciso abrir a caixa preta dos incentivos fiscais”, está convencido o parlamentar, que chegou a indicar a questão tanto para o atual governador, José Ivo Sartori, quanto ao eleito, Eduardo Leite. Ele aponta que um terço da arrecadação fica comprometida com incentivos fiscais, redução de alíquotas de ICMS ou juros subsidiados à empresas. “É o dinheiro que falta para hospitais, segurança pública, emprego”, ao mostrar que o Estado é o que mais concede incentivos na Federação, supera 30% do orçamento.

A outra ponta do vazamento orçamentário está na sonegação fiscal, mostra Lara, preocupado com o desmonte dos mecanismos de fiscalização. “Então, abrir a caixa preta dos incentivos fiscais e reforçar o combate à sonegação é o principal pilar para vencermos a crise do Estado”, acredita Lara.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
55ª Legislatura

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30