COMUNICAÇÕES
Pronunciamentos na tribuna nesta quarta-feira
Celso Luiz Bender - MTE 5771 | Agência de Notícias - 16:15 - 10/10/2018 - Edição: Vicente Romano - MTE 4932 - Foto: Marcelo Bertani
Deputado eleito Eric Lins ao lado do deputado Frederico Antunes
Deputado eleito Eric Lins ao lado do deputado Frederico Antunes
Confira o resumo dos pronunciamentos realizados durante o período das Comunicações da sessão plenária do Parlamento gaúcho desta quarta-feira (10). A íntegra das manifestações pode ser ouvida no endereço www.al.rs.gov.br/legislativo , em áudios das sessões.
 
O deputado Frederico Antunes (PP) iniciou sua manifestação na tribuna saudando a presença na Casa do vereador por Uruguaiana, Eric Lins (DEM), eleito deputado estadual. “Dou-lhe as boas-vindas”, registrou. Na sequência, informou que trataria de três temas. Inicialmente, no campo da energia, lamentou que não tenha sido concretizado, ainda, o acordo entre a Eletrobras e as empresas Shanghai Electric e Clai Fund, contemplando cerca de 2 mil quilômetros de linhas de transmissão e a ampliação de 13 subestações existentes. As estruturas deverão ser instaladas em municípios como Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, Santana do Livramento, Osório e Candiota. “Não se trata de procurar culpados neste episódio. No entanto, devemos estar alertas e preocupados para que o processo não se repita”, citando uma possível nova licitação em branco. A busca da autossuficiência passa por estas linhas de transmissão, advertiu, citanto que de nada adianta a produção da energia se esta não pode ser distribuída. Em segunda manifestação de liderança, apontou para a necessidade de realocação dos R$ 83 milhões disponibilizados pela bancada federal à construção da ponte ligando Porto Xavier, no noroeste do RS, e San Javier, na Argentina. “Os sinais do governo argentino indicam que não há interesse em executar a parte que lhe compete. Logo, infelizmente, a obra não deverá sair. Assim, é preciso mobilização, rápida, para que esta verba não seja desperdiçada, quem sabe ou na duplicação da BR 290 ou na duplicação da ligação, via ponte, entre Itaqui e Uruguaiana”, sugeriu. Por último, informou que Uruguaiana havia ficado “sem comunicação com o mundo”, em boa parte do fim de semana das eleições. Segundo Antunes, não é possível que aconteça esta precarização do sinal nos dias atuais. “As empresas de telefonia móvel investem pesado em propaganda, mas ela é um engodo, é enganosa”, acusou. Lembrou da CPI das telecomunicações desenvolvida no Parlamento anos atrás e convidou os colegas para que os trabalhos sejam reabertos. “Que nos digam porque não cumprem aquilo que prometeram em termos de melhoria na época”, cobrou.
 
Pedro Ruas (PSOL) disse que voltava à tribuna para reiterar advertência que já havia feito em outros momentos. “É fundamental o nosso alerta e nossa atenção em relação a este momento da história do país. Os caminhos errados que forem tomados neste momento, mais do que reflexos para esta geração, trarão consequências e reflexos inimagináveis para gerações futuras. Temos responsabilidade com isso”, advertiu. Segundo ele, o candidato Bolsonaro estimula a violência, mesmo que de forma indireta. “Grupos e seitas paramilitares sentem-se respaldados por manifestações do candidato, que se acha dono de tudo, como Collor, sendo que não tem preparo algum em qualquer área essencial. A sociedade sabe bem o que representam estes salvadores da pátria”, sublinhou. No caso de Bolsonaro, frisou, há um ingrediente mais assustador: o estímulo e incentivo indiretos à violência. "O país corre sérios riscos, e temos que tomar posição e nos mobilizar”, concluiu.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Sessão Plenária

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30