55ª LEGISLATURA
PARLAMENTO 2019 - Sérgio Turra (PP)
Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 11:30 - 26/11/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Divulgação

Sérgio Bergonsi Turra nasceu em Marau em 25 de novembro de 1971. Elegeu-se para seu segundo mandato como deputado estadual pelo Partido Progressista com 52.668 votos, conquistando números expressivos em Marau (7.531 votos), Porto Alegre (1.961) e Passo Fundo (1.579).

Advogado graduado pela PUC/RS, tem especialização em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas. É filho do ex-ministro da Agricultura e deputado emérito do Parlamento gaúcho Francisco Turra.

Líder partidário do Partido Progressista nos quatro anos da legislatura, Sérgio Turra é autor da proposta de reforma do Código de Ética Parlamentar da Assembleia. Vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, foi relator da subcomissão do uso consciente e estratégico da água. Idealizou e comanda a Frente Parlamentar de Combate aos Crimes Agropecuários, e foi ele quem sugeriu ao Governo do Estado a criação de Delegacias de Polícia Especializadas em Crimes Rurais e de Abigeato. A proposta, que saiu do papel, une esforços entre Polícia Civil, Brigada Militar, Vigilância Sanitária, Fiscalização Agropecuária, Fazenda Estadual e sindicatos rurais.

É de sua autoria o projeto de lei que cria o Museu do Agronegócio. A matéria, sancionada pelo governador José Ivo Sartori em maio de 2018, transformando-se na Lei 15.175, tem como objetivo preservar a história do setor primário gaúcho, responsável por 46% do PIB do Rio Grande do Sul. O parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, será a sede do Museu. Também é de sua autoria o projeto de lei que declara o Freio de Ouro, maior competição envolvendo o cavalo crioulo, como de relevante interesse cultural do RS. Defende a aplicação de um estado enxuto e eficiente, cuidando do que é essencial ao atendimento dos que mais precisam, como saúde, segurança, educação, infraestrutura e assistência social.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30