55ª LEGISLATURA
PARLAMENTO 2019 - Silvana Covatti (PP)
Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 13:00 - 15/11/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Guerreiro
Silvana Covatti foi pela terceira vez consecutiva a mais votada da bancada do PP
Silvana Covatti foi pela terceira vez consecutiva a mais votada da bancada do PP
Nascida em Frederico Westphalen, Silvana Maria Franciscato Covatti tem 54 anos (8/12/1963) e foi eleita para o quarto mandato na Assembleia Legislativa gaúcha com 75.068 votos pelo Partido Progressista. É a 5ª deputada mais bem votada da 55ª Legislatura e mantém pela terceira vez o posto de deputada mais votada de sua bancada. Sua votação se espalha por todo o Estado, com destaque em municípios da região do Médio Alto Uruguai.

Em 2016 Silvana Covatti se tornou a primeira mulher a assumir a presidência do parlamento rio-grandense em 183 anos de história. Como presidente, buscou levar a produção legislativa e a atividade institucional do Parlamento ao encontro das comunidades. “Para que se conheça bem um problema e se encontre sua respectiva solução, é preciso ir até onde ele está”, avalia.

Ao longo de seus mandatos, Silvana consolidou sua atuação na defesa e no aperfeiçoamento das políticas públicas para as mulheres e para área social, como a necessidade de ampliar e qualificar as ações voltadas ao idoso e jovens. Atua na busca por mais recursos para saúde e educação, apresentando propostas relacionadas a conscientização para a prevenção do câncer de mama, ao combate ao uso de drogas, pela permanência dos Hospitais de Pequeno Porte (HPPs) e reedição do plano de renegociações dos débitos do Programa de Crédito Educativo do Estado.

Entre os projetos apresentados destaca-se o PL 260/2015 que determina a divulgação dos direitos das pessoas com neoplasia maligna (câncer) pelos órgãos públicos do Estado do Rio Grande do Sul. A proposição transformou-se na Lei nº 14.803, de 22 de dezembro de 2015.

Silvana é professora primária e acadêmica de direito. É casada com o ex-deputado Vilson Covatti, com quem iniciou na carreira política, e tem três filhos: Viviana, Luis Antônio e Francieli. Luis Antônio manteve a tradição familiar e reelegeu-se para seu segundo mandato como deputado federal (PP/RS).

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
55ª Legislatura

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30