55ª LEGISLATURA
PARLAMENTO 2019 - Silvana Covatti (PP)
Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 13:00 - 15/11/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Guerreiro
Silvana Covatti foi pela terceira vez consecutiva a mais votada da bancada do PP
Silvana Covatti foi pela terceira vez consecutiva a mais votada da bancada do PP
Nascida em Frederico Westphalen, Silvana Maria Franciscato Covatti tem 54 anos (8/12/1963) e foi eleita para o quarto mandato na Assembleia Legislativa gaúcha com 75.068 votos pelo Partido Progressista. É a 5ª deputada mais bem votada da 55ª Legislatura e mantém pela terceira vez o posto de deputada mais votada de sua bancada. Sua votação se espalha por todo o Estado, com destaque em municípios da região do Médio Alto Uruguai.

Em 2016 Silvana Covatti se tornou a primeira mulher a assumir a presidência do parlamento rio-grandense em 183 anos de história. Como presidente, buscou levar a produção legislativa e a atividade institucional do Parlamento ao encontro das comunidades. “Para que se conheça bem um problema e se encontre sua respectiva solução, é preciso ir até onde ele está”, avalia.

Ao longo de seus mandatos, Silvana consolidou sua atuação na defesa e no aperfeiçoamento das políticas públicas para as mulheres e para área social, como a necessidade de ampliar e qualificar as ações voltadas ao idoso e jovens. Atua na busca por mais recursos para saúde e educação, apresentando propostas relacionadas a conscientização para a prevenção do câncer de mama, ao combate ao uso de drogas, pela permanência dos Hospitais de Pequeno Porte (HPPs) e reedição do plano de renegociações dos débitos do Programa de Crédito Educativo do Estado.

Entre os projetos apresentados destaca-se o PL 260/2015 que determina a divulgação dos direitos das pessoas com neoplasia maligna (câncer) pelos órgãos públicos do Estado do Rio Grande do Sul. A proposição transformou-se na Lei nº 14.803, de 22 de dezembro de 2015.

Silvana é professora primária e acadêmica de direito. É casada com o ex-deputado Vilson Covatti, com quem iniciou na carreira política, e tem três filhos: Viviana, Luis Antônio e Francieli. Luis Antônio manteve a tradição familiar e reelegeu-se para seu segundo mandato como deputado federal (PP/RS).

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
55ª Legislatura

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30