55ª LEGISLATURA
PARLAMENTO 2019 - Edegar Pretto (PT)
Olga Arnt - MTE 14323 | Agência de Notícias - 15:30 - 07/11/2018 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Marcelo Bertani
Edegar Pretto foi reeleito para o terceiro mandato na AL com 91.471 votos
Edegar Pretto foi reeleito para o terceiro mandato na AL com 91.471 votos

Vinculado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), João Edegar Pretto, 47 anos, foi eleito deputado estadual pela terceira vez consecutiva. Foi também pela terceira vez o mais votado da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), com 91.471 votos, oriundos de 473 municípios, sendo o quarto parlamentar mais votado para a 55ª Legislatura. Suas maiores votações foram em Porto Alegre (5.959 votos), Viamão (4.060 votos), Canoas (2.348 votos) e Palmeira das Missões (2.241 votos).

Natural de Miraguaí, onde nasceu em 17 de junho de 1971, tem atuação na AL marcada pela defesa da agricultura familiar e combate à violência contra a mulher. Integra o Comitê Brasileiro Impulsor do Movimento Mundial ElesPorElas, da ONU Mulheres, e coordena a Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

É de sua autoria a lei que instituiu o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte e projetos que proíbem a comercialização do herbicida 2,4 – D e a pulverização de agrotóxicos por meio de aeronaves. “É fundamental refletir sobre um novo modelo agrícola. Temos que sair desta triste marca do Brasil ser o maior consumidor de veneno do mundo. Minha luta é para que o agricultor permaneça no campo, com renda, dignidade e produzindo em escala. Mas a permanência não pode significar a morte precoce do agricultor em função de um modelo que despeja no solo litros e litros de veneno por ano”, ressaltou.

Formado em Gestão Pública, presidiu a ALRS em 2017, período em que estimulou o debate institucional de temas como a reforma da previdência e o protagonismo das mulheres nas organizações. Na próxima legislatura, pretende dar continuidade à luta contra a retirada de direitos dos trabalhadores do campo e da cidade, ao apoio à agricultura familiar, ao estímulo à alimentação saudável e ao combate à violência de gênero.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
55ª Legislatura

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30