55ª LEGISLATURA
PARLAMENTO 2019 - Edegar Pretto (PT)
Olga Arnt - MTE 14323 | Agência de Notícias - 15:30 - 07/11/2018 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Marcelo Bertani
Edegar Pretto foi reeleito para o terceiro mandato na AL com 91.471 votos
Edegar Pretto foi reeleito para o terceiro mandato na AL com 91.471 votos

Vinculado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), João Edegar Pretto, 47 anos, foi eleito deputado estadual pela terceira vez consecutiva. Foi também pela terceira vez o mais votado da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), com 91.471 votos, oriundos de 473 municípios, sendo o quarto parlamentar mais votado para a 55ª Legislatura. Suas maiores votações foram em Porto Alegre (5.959 votos), Viamão (4.060 votos), Canoas (2.348 votos) e Palmeira das Missões (2.241 votos).

Natural de Miraguaí, onde nasceu em 17 de junho de 1971, tem atuação na AL marcada pela defesa da agricultura familiar e combate à violência contra a mulher. Integra o Comitê Brasileiro Impulsor do Movimento Mundial ElesPorElas, da ONU Mulheres, e coordena a Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

É de sua autoria a lei que instituiu o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte e projetos que proíbem a comercialização do herbicida 2,4 – D e a pulverização de agrotóxicos por meio de aeronaves. “É fundamental refletir sobre um novo modelo agrícola. Temos que sair desta triste marca do Brasil ser o maior consumidor de veneno do mundo. Minha luta é para que o agricultor permaneça no campo, com renda, dignidade e produzindo em escala. Mas a permanência não pode significar a morte precoce do agricultor em função de um modelo que despeja no solo litros e litros de veneno por ano”, ressaltou.

Formado em Gestão Pública, presidiu a ALRS em 2017, período em que estimulou o debate institucional de temas como a reforma da previdência e o protagonismo das mulheres nas organizações. Na próxima legislatura, pretende dar continuidade à luta contra a retirada de direitos dos trabalhadores do campo e da cidade, ao apoio à agricultura familiar, ao estímulo à alimentação saudável e ao combate à violência de gênero.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
55ª Legislatura

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30