55ª LEGISLATURA
PARLAMENTO 2019 - Luiz Marenco (PDT)
Francis Maia - MTE 5130 | Agência de Notícias - 08:31 - 10/12/2018 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Guerreiro
Marenco foi eleito para o primeiro mandato na AL com 24.607 votos
Marenco foi eleito para o primeiro mandato na AL com 24.607 votos
Luiz Rogério Marenco Ferran é natural de Porto Alegre, onde nasceu em 22 de dezembro de 1964. Cantor e compositor, iniciou a carreira profissional em 1988 participando de festivais nativistas. Eleito para o primeiro mandato parlamentar pelo PDT com 24.607 votos. Obteve as maiores votações em Porto Alegre (1.979 votos) e em Caxias do Sul (1.327 votos), na Serra, conquistando votos na maioria das regiões do estado.
 
O músico dá continuidade ao pioneirismo em sua vida, iniciado com a atividade artística e, agora, com a política. “Este é um caminho novo que estou entrando agora”, resume o cantor que, durante três décadas, tem conquistado plateias e premiações em festivais nativistas e regionais.
 
Marenco conta que foi o primeiro na família a assumir a vertente musical e cultural. “Sou pioneiro”, diz ele modestamente, que bem depois de encantar multidões com suas canções de cunho regional e forte envolvimento latino-americano, vai repetir na política a inovação que mais uma vez surpreende o núcleo familiar. Através da pesquisa descobriu que os ancestrais, na Espanha, têm uma corrente musical. Agora, terá que desvendar a veia política dos Marenco.
 
Ele assume o primeiro mandato entusiasmado com a ideia de construir políticas públicas para a área cultural. “É a nossa carência”, lamenta o dono de invejável obra discográfica e participação em festivais nativistas e premiações regionais que consolidaram sua carreira artística.
 
Luiz Marenco é um dos espetáculos nativistas mais requisitados do Sul do Brasil, em São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás, Brasília e Tocantins. O músico ganhou reconhecimento na Argentina, Uruguai e Paraguai. Ele carrega forte influência de artistas como Jayme Caetano Braun, Cenair Maicá, Noel Guarany e João de Almeida Neto, assim como o cantor e compositor uruguaio Alfredo Zitarrosa.
 
O mandato foi conquistado na segunda disputa enfrentada pelo cantor.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
55ª Legislatura

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE
COMISSÃO DE FINANÇAS, PLANEJAMENTO, FISCALIZAÇÃO E CONTROLE
CONSCIÊNCIA NEGRA
COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30