55ª LEGISLATURA
PARLAMENTO 2019 - Luiz Marenco (PDT)
Francis Maia - MTE 5130 | Agência de Notícias - 08:31 - 10/12/2018 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Guerreiro
Marenco foi eleito para o primeiro mandato na AL com 24.607 votos
Marenco foi eleito para o primeiro mandato na AL com 24.607 votos
Luiz Rogério Marenco Ferran é natural de Porto Alegre, onde nasceu em 22 de dezembro de 1964. Cantor e compositor, iniciou a carreira profissional em 1988 participando de festivais nativistas. Eleito para o primeiro mandato parlamentar pelo PDT com 24.607 votos. Obteve as maiores votações em Porto Alegre (1.979 votos) e em Caxias do Sul (1.327 votos), na Serra, conquistando votos na maioria das regiões do estado.
 
O músico dá continuidade ao pioneirismo em sua vida, iniciado com a atividade artística e, agora, com a política. “Este é um caminho novo que estou entrando agora”, resume o cantor que, durante três décadas, tem conquistado plateias e premiações em festivais nativistas e regionais.
 
Marenco conta que foi o primeiro na família a assumir a vertente musical e cultural. “Sou pioneiro”, diz ele modestamente, que bem depois de encantar multidões com suas canções de cunho regional e forte envolvimento latino-americano, vai repetir na política a inovação que mais uma vez surpreende o núcleo familiar. Através da pesquisa descobriu que os ancestrais, na Espanha, têm uma corrente musical. Agora, terá que desvendar a veia política dos Marenco.
 
Ele assume o primeiro mandato entusiasmado com a ideia de construir políticas públicas para a área cultural. “É a nossa carência”, lamenta o dono de invejável obra discográfica e participação em festivais nativistas e premiações regionais que consolidaram sua carreira artística.
 
Luiz Marenco é um dos espetáculos nativistas mais requisitados do Sul do Brasil, em São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás, Brasília e Tocantins. O músico ganhou reconhecimento na Argentina, Uruguai e Paraguai. Ele carrega forte influência de artistas como Jayme Caetano Braun, Cenair Maicá, Noel Guarany e João de Almeida Neto, assim como o cantor e compositor uruguaio Alfredo Zitarrosa.
 
O mandato foi conquistado na segunda disputa enfrentada pelo cantor.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
55ª Legislatura

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30