55ª LEGISLATURA
PARLAMENTO 2019 - Jeferson Fernandes (PT)
Olga Arnt - MTE 14323 | Agência de Notícias - 08:30 - 26/11/2018 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Marcelo Bertani
Jeferson foi eleito para o terceiro mandato na AL com 49.809 votos
Jeferson foi eleito para o terceiro mandato na AL com 49.809 votos
Advogado, natural de Santo Ângelo, Jeferson Oliveira Fernandes, 48 anos (18/10/1970), conquistou o terceiro mandato na AL com 49.809 votos. Suas maiores votações foram em Santa Rosa (6.411), Santo Cristo (2.774) e São Luiz Gonzaga (2.605).

Nas eleições de 2010, ficou na 1ª suplência do Partido dos Trabalhadores (PT), assumindo a titularidade no Parlamento em 2013. Reelegeu-se em 2014.

Atualmente, preside a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, onde tem pautado o debate sobre o sistema prisional, a violação de direitos de crianças, mulheres, idosos e o preconceito e as discriminações por gênero, raça e classe social. Atua também na promoção da agricultura familiar e na defesa do Método APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados).

Na AL, foi um crítico à política de segurança implantada pelo governo Sartori e um defensor do aumento dos efetivos das polícias gaúchas. É autor de proposta que proíbe a privatização do abastecimento de água e do serviço de esgotamento sanitário no RS. Também protocolou projeto que acaba com a aposentadoria especial dos deputados e a lei antinepotismo.

Pretende, na 55ª Legislatura, trabalhar pela ampliação do Método APAC no RS, além de fomentar o debate sobre a reforma da previdência e a redução da maioridade penal, pautas que devem ser levadas ao Congresso pelo presidente eleito Jair Bolsonaro. “Não há como não federalizar o debate, pois estas questões terão incidência direta na população gaúcha, com reflexos nas áreas social e da segurança”, argumenta.

No cenário estadual, acredita que há ambiente para estabelecer um processo de diálogo com o governador eleito Eduardo Leite. “Vamos manter nossa posição contra as privatizações, o desmonte da máquina pública e a desvalorização dos servidores, mas há outras questões sobre as quais poderemos construir entendimentos para tirar o Estado da situação caótica em que se encontra”, anunciou.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
55ª Legislatura

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
AGENDA DA ASSEMBLEIA
COMISSÃO DEFESA DO CONSUMIDOR E PARTICIPAÇÃO LEGISLATIVA POPULAR
AGENDA DA ASSEMBLEIA
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30