55ª LEGISLATURA
PARLAMENTO 2019 - Jeferson Fernandes (PT)
Olga Arnt - MTE 14323 | Agência de Notícias - 08:30 - 26/11/2018 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Marcelo Bertani
Jeferson foi eleito para o terceiro mandato na AL com 49.809 votos
Jeferson foi eleito para o terceiro mandato na AL com 49.809 votos
Advogado, natural de Santo Ângelo, Jeferson Oliveira Fernandes, 48 anos (18/10/1970), conquistou o terceiro mandato na AL com 49.809 votos. Suas maiores votações foram em Santa Rosa (6.411), Santo Cristo (2.774) e São Luiz Gonzaga (2.605).

Nas eleições de 2010, ficou na 1ª suplência do Partido dos Trabalhadores (PT), assumindo a titularidade no Parlamento em 2013. Reelegeu-se em 2014.

Atualmente, preside a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, onde tem pautado o debate sobre o sistema prisional, a violação de direitos de crianças, mulheres, idosos e o preconceito e as discriminações por gênero, raça e classe social. Atua também na promoção da agricultura familiar e na defesa do Método APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados).

Na AL, foi um crítico à política de segurança implantada pelo governo Sartori e um defensor do aumento dos efetivos das polícias gaúchas. É autor de proposta que proíbe a privatização do abastecimento de água e do serviço de esgotamento sanitário no RS. Também protocolou projeto que acaba com a aposentadoria especial dos deputados e a lei antinepotismo.

Pretende, na 55ª Legislatura, trabalhar pela ampliação do Método APAC no RS, além de fomentar o debate sobre a reforma da previdência e a redução da maioridade penal, pautas que devem ser levadas ao Congresso pelo presidente eleito Jair Bolsonaro. “Não há como não federalizar o debate, pois estas questões terão incidência direta na população gaúcha, com reflexos nas áreas social e da segurança”, argumenta.

No cenário estadual, acredita que há ambiente para estabelecer um processo de diálogo com o governador eleito Eduardo Leite. “Vamos manter nossa posição contra as privatizações, o desmonte da máquina pública e a desvalorização dos servidores, mas há outras questões sobre as quais poderemos construir entendimentos para tirar o Estado da situação caótica em que se encontra”, anunciou.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
55ª Legislatura

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30