CULTURA
Homologadas indicações aos prêmios Deputado Carlos Santos e Zumbi dos Palmares
Luiz Osellame - MTE 9500 | Solar dos Câmara - 15:28 - 06/11/2018 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Vinicius Reis
Mesa Diretora da AL homologou o resultado das premiações
Mesa Diretora da AL homologou o resultado das premiações
Entrega será dia 21 de novembro, na Sessão Solene que assinala Dia da Consciência Negra
 
A Mesa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, presidida pelo deputado Marlon Santos, homologou, na manhã desta terça-feira (6), os nomes indicados ao Troféu Deputado Carlos Santos e os vencedores do Prêmio Zumbi dos Palmares 2018.
 
Personalidades distinguidas
Serão agraciados com o Troféu Deputado Carlos Santos na Sessão Solene do dia 21 de novembro, às 14 horas, no Plenário 20 de Setembro, as seguintes personalidades e entidades:
  • Adriana Conceição Santos dos Santos - Professora há 28 anos, atualmente exerce a função de assessora pedagógica da Educação das Relações Étnicas, na Secretaria de Educação do Estado do RS (SEDUC) e consultora da UNESCO nas Relações Étnico-raciais.
  • Sociedade de Dança e Beneficência Floresta Aurora - Desde a sua fundação, em 31 de dezembro de 1872, a Sociedade Beneficente e Cultural Floresta Aurora tem caráter beneficente; em razão disto, foi declarada de utilidade pública estadual em 24 de julho de 1984, pelo Decreto Lei 1.130/46. Conforme registros, em 1918 o nome oficial era Sociedade de Dança e Beneficência Floresta Aurora, tendo sido alterado para a denominação atual em 1961.
  • Karen Luise Vilanova Batista de Souza Pinheiro - Uma das poucas juízas negras no RS (há duas juízas e três juízes que se autodeclaram negros no RS), com atuação de quase 20 anos, atualmente na 1.ª Vara do Júri de Porto Alegre; preside o Conselho do Instituto de Acesso à Justiça (IAJ), na preparação de estudantes negros e indígenas para alcançarem a carreira da magistratura; além disso, é diretora do Departamento de Direitos Humanos da AJURIS, onde colabora com ações em prol da comunidade negra, e organizadora do 2º Encontro nacional de Juízes Negros, que ocorre em Brasília, de 8 a 10 de novembro.
  • Carlos Artur da Rosa - De origem humilde, o esportista conquistou reconhecimento mundial - 15 vezes campeão mundial de levantamento de peso - divide o tempo entre as competições e palestras em escolas; procura motivar as crianças de que boa alimentação, prática esportiva e sem drogas os tornará adultos mais saudáveis.
  • Quilombo Mocambo - Associação Comunitária Amigos e Moradores do Bairro Cidade Baixa e Arredores: organização civil privada, sem fins lucrativos, fundada em 2003 com a principal finalidade de preservar a história e a cultura afro e trabalhar pela promoção de direitos sociais da comunidade negra da Capital.
Prêmio Zumbi dos Palmares
Promovido pelo Parlamento gaúcho, o Prêmio Zumbi dos Palmares é uma distinção concedida, anualmente, a entidades e ou personalidades que atuam em prol da valorização e do desenvolvimento da comunidade negra nas áreas cultural, política, social, esportiva e religiosa.
 
A Comissão Julgadora do Prêmio Zumbi dos Palmares de 2018 foi formada pela senhora Lilian Rocha e pelos senhores, Raul Kroeff Machado Carrion, Guaraci Feijó e Deoclécio de Souza.

Agraciados com a Medalha Zumbi dos Palmares 2018

  • Área Cultural – Movimento Negro Raízes (Bento Gonçalves)
  • Área Social – Ruben da Silva
  • Área Política – Reginete Bispo
  • Área Esportiva – Paulo Renato da Silva (Banha)
  • Área Religiosa – José Luiz Almeida Rodrigues (Pai Luizinho de Ogum)

Perfil dos agraciados

  • Movimento Negro Raízes - Movimento sediado em Bento Gonçalves (RS), foi idealizado em janeiro de 2018, e que tem por objetivo a difusão da causa Negra e todos os temas que a orbitam como por exemplo racismo, preconceito e intolerância religiosa, e também para enaltecer a Cultura Negra e a representatividade do homem e da mulher negra na sociedade local e regional.
  • Ruben da Silva - Atuação como cargo de confiança no Governo do RS. Na Secretaria de Saúde, desenvolveu atividades com dependentes químicos, formando grupos de autoajuda AA e NA. Militante da área de Direitos Humanos e Igualdade Racial, é o coordenador estadual /RS da ACBANTU Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu, com sede em Salvador Bahia.
  • Reginete Souza Bispo - Construiu uma trajetória de lutas junto aos movimentos sociais de esquerda há mais de 30 anos. Sua atuação é orientada pela luta permanente na promoção da igualdade racial e de gênero, em defesa da liberdade e das políticas de combate a todas as formas de preconceito e discriminações. Nos anos 90, foi pioneira no trabalho com as comunidades Remanescentes de Quilombos no sul do Brasil, com os quais trabalha até hoje.
  • Paulo Renato da Silva (Banha) – Começou a trabalhar no Sport Club Internacional em 1987, no departamento médico profissional. Sendo um dos funcionários mais antigos do clube. Durante sua carreira como profissional, obteve vários títulos como: Campeonato Gaúcho, Copa do Brasil, Libertadores da America, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana, Campeão da Copa Suruga Bank, Dubai Cup, Mundial de clubes.
  • José Luiz Almeida Rodrigues (Pai Luizinho de Ogum) – Com longa trajetória na religião de matriz africana, é referência como líder religioso do povo de terreiro na Zona Leste da Capital, especialmente no Bairro Bom Jesus. Tem mais de 300 filhos de santo por todo o País e o reconhecimento de sua autoridade por manter viva a tradição e a preservação dos valores ancestrais africanos.

Programação da IX Semana da Consciência Negra da ALRS

A Semana da Consciência Negra da AL realiza, além da Sessão Solene para distinguir personalidades com o Troféu Deputado Carlos Santos e a Medalha Zumbi dos Palmares, uma série de atividades para marcar a data.

14 de novembro (quarta-feira)

Exposição fotográfica “A Cor do Negro”, por Jorge Aguiar

Visitação: 14 a 30 de novembro – aberta das 8h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira

Local: Sala JB Scalco (Solar dos Câmara da ALRS)

Abertura Oficial da IX Semana da Consciência negra da ALRS

17 horas – Salão Júlio de Castilhos (Palácio Farroupilha)

Abertura da Exposição Ilê Ifé: O Sagrado aos Olhos Humanos - Indumentária de Orixás

Local: Espaço de Exposições da ALRS (Hall de entrada do Palácio Farroupilha)

Visitação: 14 a 23 de novembro – das 8h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira

Painel: A Cultura Negra como Forma de Enfrentamento ao Racismo Institucional-  Karen Luise Vilanova Batista de Souza Pinheiro, juíza de direito e Ivonete Carvalho, ativista do Movimento Negro.

18h15 – Espaço de Convergência da ALRS (Térreo do Palácio Farroupilha)

21 de novembro (quarta-feira)

14 horas – Sessão Solene: Dia Estadual da Consciência Negra

Local: Plenário 20 de Setembro

- Entrega do Troféu Deputado Carlos Santos

- Entrega da Medalha Zumbi dos Palmares

Abertura da Feira Afro

16 horas – Vestíbulo Nobre da ALRS

Sarau Especial da SCN: As Vozes de Dandara – Mulheres Negras, Arte, Cultura e Resistência, com Claudia Quadros, Glau Barros e Marietti Fialho.  Participação da Cia de dança Brazil Estrangeiro.

19 horas – Teatro Dante Barone da ALRS

Entrada franca

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Reunião da Mesa

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30