55ª LEGISLATURA
PARLAMENTO 2019 - Sofia Cavedon (PT)
Olga Arnt - MTE 14323 | Agência de Notícias - 08:30 - 07/12/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Ronaldo Quadrado
A feminista Sofia Cavedon foi eleita com 32.969 votos para o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, sendo a maioria deles (23.983) em Porto Alegre, onde foi vereadora por cinco legislaturas consecutivas. Ela é uma militante da igualdade de gênero, especialmente na educação.

Em 2011, presidiu o Legislativo de Porto Alegre e, por várias ocasiões, a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude. Em julho de 2018, assumiu a liderança da oposição, no momento em que a Câmara Municipal se transformou em foco das atenções da política de Porto Alegre por conta da votação do chamado “pacote de Marchezan”, que incluía aumento do IPTU e mudanças nas carreiras dos servidores. É de sua autoria a lei que instituiu a Procuradoria Especial da Mulher na Câmara de Vereadores da Capital.

Sofia é professora dos anos iniciais e de Educação Física na rede municipal de ensino. Foi dirigente da Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras e do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre. Uma das construtoras do Projeto Escola Cidadã e defensora da escola sem mordaça, foi secretária adjunta da Educação da Capital e titular da pasta de 2002 a 2003.

Natural de Veranópolis, 55 anos (2/8/63), Sofia tem como plataforma o fortalecimento da Educação e da Cultura, o empoderamento feminino, uma economia e ambiente sustentáveis e a alimentação saudável. Defende a inclusão, a diversidade e a saúde pública. Posiciona-se contra as privatizações e em defesa das empresas e bancos públicos e das fundações.

A deputada eleita acredita que a população fará o verdadeiro debate sobre a situação do Estado e do País no período pós-eleitoral. Para ela, a campanha, marcada por fake news”, foi pródiga em disseminar preconceitos e ódio e pobre no debate de ideias. No Rio Grande do Sul, em sua opinião, “a farsa do Regime de Recuperação Fiscal e a mentira de que o Banrisul estava preservado” colaboraram para a realização de um segundo turno sem contraponto de projetos.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
55ª Legislatura

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30