55ª LEGISLATURA
PARLAMENTO 2019 - Dirceu Franciscon (PTB)
Francis Maia - MTE 5130 | Agência de Notícias - 08:30 - 30/11/2018 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Divulgação
Dirceu Franciscon foi eleito para o primeiro mandato na AL com 37.322 votos
Dirceu Franciscon foi eleito para o primeiro mandato na AL com 37.322 votos
Dirceu Franciscon, 54 anos (nasceu em 22 de julho de 1964), é natural de Arvorezinha. Foi secretário de Projetos Especiais, Captação e Inovação em Canoas e secretário da Fazenda e Administração de Nova Alvorada. Também já foi vereador de Nova Alvorada. Tem formação técnica em Contabilidade, e é especialista em Orçamento da União.
 
Vai assumir o primeiro mandato na Assembleia gaúcha, eleito pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) com 37.322 votos. A votação principal foi em Canoas (3.958), na Região Metropolitana, seguido de Serafina Corrêa (1.314), na Serra; Nova Alvorada (1.296) e Passo Fundo (1.082), na Região da Produção; e Arvorezinha (1.069), no Vale do Taquari.
 
Filho de agricultores, até os 24 anos esteve vinculado às atividades rurais. No final da década de 80, dedicou sua vida profissional aos assuntos da administração pública em Nova Alvorada, desempenhando durante 19 anos funções como secretário de Administração e Fazenda, e Tesoureiro.
 
De 2008 a 2016, assumiu a assessoria parlamentar do deputado Luiz Carlos Busato (PTB) na Câmara dos Deputados. Nesse período, criou e coordenou escritórios de captação de emendas parlamentares, método que facilitou aos prefeitos o acesso às emendas, evitando os deslocamentos até a capital federal. Pelo vínculo político com o deputado Luíz Carlos Busato, se tornou conhecido como Dirceu do Busato.
 
Dessa experiência, Franciscon vai priorizar a essência da atuação política, que é a atenção com as pessoas e suas demandas. Ele está preparado para defender a segurança pública, mas estará atento a todas as áreas, em especial aos temas que tratam da desburocratização e modernização do Estado. O descrédito na política, acredita, terá que ser vencido com agilidade na solução dos problemas. “Esse é o papel do Executivo e também do Legislativo”, diz, antecipando que deverá votar os projetos de interesse da população, evitando as disputas políticas. 
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
55ª Legislatura

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30