55ª LEGISLATURA
PARLAMENTO 2019 - Fran Somensi (PRB)
Francis Maia - MTE 5130 | Agência de Notícias - 11:00 - 10/12/2018 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Marcelo Bertani
Fran Somensi foi eleita para o primeiro mandato na AL com 15.404 votos
Fran Somensi foi eleita para o primeiro mandato na AL com 15.404 votos

Francis Somensi, 40 anos (nasceu em 8 de março de 1978), natural de São Jorge d’Oeste, no Paraná. É farmacêutica bioquímica, pós-graduada em Farmacologia Aplicada. Casada com o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves (PDT), desenvolveu o programa Farmácia Solidária como primeira-dama do município.

Eleita para o primeiro mandato com 15.404 votos pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB). Alcançou a maioria dos votos (10.800) em Farroupilha, seguido de Caxias do Sul (1.200), Bento Gonçalves (875) e outros municípios da Serra gaúcha.

Mora há 18 anos na região serrana, onde desempenha a função de farmacêutica em Farroupilha. A experiência adquirida na condução do projeto Solidare - Farmácia Solidária serviu como referência para as propostas da campanha eleitoral. O programa consiste na arrecadação de medicamentos não utilizados pela comunidade e repassados àqueles que não dispõem de recursos. Em três anos de atuação mais de 615 mil unidades de medicamentos foram disponibilizados, uma economia aos cofres públicos e à população de R$ 1,2 milhões. Também acumula outras ações sociais, relacionadas com o meio ambiente, saúde, combate às desigualdades e injustiças sociais através de projetos como Querer Bem, Costurando Ações, Papel Solidário, Caravana da Cidadania, Roda de Conversas, e Campanha do Agasalho.

Agora em âmbito estadual, ela pretende ampliar a atuação da Farmácia Solidária e seu comprometimento social e ambiental. Ela sonha em tornar o Rio Grande do Sul pioneiro em logística reversa de medicamentos.

“As pessoas acreditaram, sou cara nova dentro da política, e meu comprometimento é com as pessoas”, afirma a deputada eleita, que além do projeto de sucesso em Farroupilha pretende atuar também em áreas como saúde e infraestrutura.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
55ª Legislatura

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30