55ª LEGISLATURA
PARLAMENTO 2019 - Fran Somensi (PRB)
Francis Maia - MTE 5130 | Agência de Notícias - 11:00 - 10/12/2018 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Marcelo Bertani
Fran Somensi foi eleita para o primeiro mandato na AL com 15.404 votos
Fran Somensi foi eleita para o primeiro mandato na AL com 15.404 votos

Francis Somensi, 40 anos (nasceu em 8 de março de 1978), natural de São Jorge d’Oeste, no Paraná. É farmacêutica bioquímica, pós-graduada em Farmacologia Aplicada. Casada com o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves (PDT), desenvolveu o programa Farmácia Solidária como primeira-dama do município.

Eleita para o primeiro mandato com 15.404 votos pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB). Alcançou a maioria dos votos (10.800) em Farroupilha, seguido de Caxias do Sul (1.200), Bento Gonçalves (875) e outros municípios da Serra gaúcha.

Mora há 18 anos na região serrana, onde desempenha a função de farmacêutica em Farroupilha. A experiência adquirida na condução do projeto Solidare - Farmácia Solidária serviu como referência para as propostas da campanha eleitoral. O programa consiste na arrecadação de medicamentos não utilizados pela comunidade e repassados àqueles que não dispõem de recursos. Em três anos de atuação mais de 615 mil unidades de medicamentos foram disponibilizados, uma economia aos cofres públicos e à população de R$ 1,2 milhões. Também acumula outras ações sociais, relacionadas com o meio ambiente, saúde, combate às desigualdades e injustiças sociais através de projetos como Querer Bem, Costurando Ações, Papel Solidário, Caravana da Cidadania, Roda de Conversas, e Campanha do Agasalho.

Agora em âmbito estadual, ela pretende ampliar a atuação da Farmácia Solidária e seu comprometimento social e ambiental. Ela sonha em tornar o Rio Grande do Sul pioneiro em logística reversa de medicamentos.

“As pessoas acreditaram, sou cara nova dentro da política, e meu comprometimento é com as pessoas”, afirma a deputada eleita, que além do projeto de sucesso em Farroupilha pretende atuar também em áreas como saúde e infraestrutura.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
55ª Legislatura

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30