SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Sala JB Scalco da ALRS recebe a exposição fotográfica “A Cor do Negro”
Luiz Osellame - MTE 9500 | Solar dos Câmara - 15:37 - 14/11/2018 - Foto: Divulgação

Visitação de 14 a 30 de novembro, das 8h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira

Foi aberta na tarde desta quarta-feira (14), na Sala JB Scalco do Solar dos Câmara da ALRS, a exposição fotográfica “A Cor do Negro”, de Jorge Aguiar e Fernando Zago. A mostra integra a programação da IX Semana da Consciência Negra do Parlamento gaúcho.

A exposição, que é um recorte do Projeto “A Cor do Negro”, desenvolvido pelos fotógrafos Jorge Aguiar e Fernando Zago, é um momento de experimentação com cores e a poética da construção de um cenário para mostrar outro aspecto do negro na sociedade.

No trabalho, Jorge Aguiar sai da periferia e da realidade de pobreza e discriminação que muitos negros vivem em nosso país para mostrar a beleza, altivez e o orgulho de ser negro.

Perfil

Jorge Aguiar, natural de Porto Alegre (RS), possui 42 anos de Fotojornalismo. Há 22 anos desenvolve o Projeto Luz Reveladora Photo da Lata em periferias ministrando oficinas pinhole a jovens e adultos em áreas de vulnerabilidades sociais. Seu trabalho já recebeu o reconhecimento através de prêmios como o da VI Bienal de Fotografia Europa 83 - Fédération Internationale de L´art Photographique, do Instituto Cultural judaico Marc Chagall - Salão Nacional de fotografia, racismo e discriminação e prêmio Direitos Humanos da Unesco (2013) pelo projeto Photo na Lata.

Fernando Zago é um mestre da fotografia de estúdio, com participação em diversas exposições coletivas. Sua primeira exposição individual em Porto Alegre foi em 1994 com fotografias de dança em PB no Museu do Trabalho. Assina a fotografia de importantes livros e catálogos, como SÉCULO 20: Arte do Brasil, do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdição, Lisboa/Portugal e de Museus e Galerias de Arte da cidade de Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Huelva/Espanha e do livro/catalogo da polemica Exposição QUEERMUSEU.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Departamento de Cultura ALRS

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30