HOMENAGEM
Primeiro negro a ocupar o governo do RS é homenageado na Assembleia
Jonathan Silva - MTE 17465 | PSB - 14:50 - 20/11/2018 - Foto: Jonathan Silva
Espaço receberá o nome de Galeria dos Municípios Deputado Carlos Santos
Espaço receberá o nome de Galeria dos Municípios Deputado Carlos Santos

O primeiro negro a presidir a Assembleia Legislativa e, também, a ocupar o governo do estado, o deputado Carlos Santos, dará nome a espaço de exposições na entrada do Palácio Farroupilha, sede do Poder Legislativo estadual. A proposição é do deputado estadual Catarina Paladini (PSB). A inauguração e o descerramento da placa ocorrerá nesta quarta (21), durante as atividades da Semana da Consciência Negra do parlamento gaúcho.

Carlos da Silva Santos é natural de Rio Grande. Nascido no começo do Século XX, se destacou pela luta das causas trabalhistas. Foi deputado classista, deputado estadual e deputado federal. Em 1967, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do estado, assumindo o governo do RS em duas ocasiões. Os atos o tornaram o primeiro negro a ocupar a função de governador do estado, além de ser, também, o primeiro a comandar o parlamento gaúcho. Carlos Santos faleceu em 1989, aos 84 anos.

Para homenagear sua luta, a entrada do Palácio Farroupilha, sede do parlamento gaúcho, receberá uma placa que dará nome de “Galeria dos Municípios Deputado Carlos Santos” ao espaço de exposições no térreo do prédio. O deputado Carlos Santos foi o primeiro presidente do atual prédio do legislativo estadual.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30