BALANÇO 2018
Saneamento, dívida pública e malha ferroviária foram tratados na Comissão de Assuntos Municipais
Francis Maia - MTE 5130 | Agência de Notícias - 08:30 - 07/01/2019 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Guerreiro
Comissão reúne-se ordinariamente nas manhã de terça-feira
Comissão reúne-se ordinariamente nas manhã de terça-feira
Durante o último ano da atual legislatura, a Comissão de Assuntos Municipais promoveu 31 reuniões ordinárias e 18 audiências públicas, priorizando temas estratégicos como saneamento básico, a auditoria das dívidas do Rio Grande do Sul e da União e, ainda, a qualidade do Ensino Superior e o papel das faculdades comunitárias no cenário da atual política educacional brasileira. Ao longo do ano, foram aprovados nove pareceres a projetos de lei e funcionaram duas subcomissões.
 
Nas atividades do primeiro semestre, duas audiências públicas se destacaram pela relevância dos temas, a perda pela Corsan de R$ 230 milhões do PAC para obras de saneamento na Região Metropolitana, e a auditoria cidadã das dívidas do Rio Grande do Sul e da União.
 
Audiências no interior
De agosto a dezembro, das nove audiências públicas, sete foram realizadas no interior do Estado (Santa Rosa, São Jorge, duas em Santa Maria, Santana do Livramento, Dois Irmãos e Caçapava do Sul). Audiência realizada em Porto Alegre tratou da exposição, pelo Conselho Federal de Administração (CFA), do Sistema de Governança, Planejamento e Gestão Estratégico de Serviços Municipais de Água e Esgoto.
 
Em Santa Rosa, na região da Fronteira Noroeste, o debate dos deputados foi sobre a qualidade do Ensino Superior e o papel das faculdades comunitárias. O encontro, proposto pelo deputado Eduardo Loureiro, foi no Centro Cívico Antônio Carlos Borges. No município de São Jorge, na região da Serra, o assunto foi sobre as alterações dos serviços notariais e registrais locais e também de Guabiju, Nova Bassano e Nova Prata. Em Santa Maria, na região Central do Estado, as duas audiências públicas foram em torno da situação das famílias que residem no entorno da malha férrea do município e região, assunto que também motivou o deslocamento até Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, para avaliar a prestação de serviços da concessionária Rumo ALL. Em Caçapava, a pauta foi em torno dos serviços prestados pela EGR.
 
Meio ambiente e urbanismo
Durante a 64ª Feira do Livro de Porto Alegre, aconteceu o lançamento do quinto volume da publicação Os Grandes Temas do Municipalismo, editado pela Comissão de Assuntos Municipais. Nesta edição os temas abordam Meio Ambiente e Urbanismo.
 
O presidente da comissão, Eduardo Loureiro, destaca a contribuição dos textos aos gestores municipais. “Não obstante os louváveis esforços dos poderes públicos em todas as esferas, no tocante aos ordenamento urbano e à proteção ambiental, o Brasil ainda ocupa tímida posição em comparação aos países desenvolvidos”.
 
Os exemplares foram distribuídos gratuitamente no estande da Assembleia Legislativa na feira, e serão enviados às universidades e escolas. O material tem apresentação do professor Ricardo Hermany, da UNISC, e foi organizado por Filipe Etges, Daniela Arguilar Camargo e Jamile Brunie Biehl, a partir de textos de especialistas em Meio Ambiente e Urbanismo.
 
Sobre a Comissão
A Comissão de Assuntos Municipais tem como objetivo principal atribuição contribuir para o desenvolvimento harmônico dos municípios do Estado do Rio Grande do Sul, respeitando as vocações próprias, buscando melhorar o nível de qualidade de vida da população. O grupo trabalha para equacionar, juntamente com os municípios, as questões que dizem respeito à autonomia municipal, bem como à distribuição das receitas e das competências municipais. Atua na discussão e encaminhamento de processos de emancipação, anexação, e alterações territoriais.
 
Integrantes
São membros titulares da comissão os deputados Eduardo Loureiro (PDT), presidente; Missionário Volnei (PR), vice-presidente; Jeferson Fernandes (PT), Edegar Pretto (PT); Álvaro Boessio (MDB), Adolfo Brito (PP), Pedro Pereira (PSDB), Marcelo Moraes (PTB), Juliano Roso (PCdoB), Pedro Ruas (PSOL), Regina Becker Fortunati (REDE), e Sérgio Peres (PRB).
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Assuntos Municipais

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30