BALANÇO 2018
Fórum Democrático debateu políticas para a população idosa
Celso Luiz Bender - MTE 5771 | Agência de Notícias - 11:30 - 17/01/2019 - Edição: Marinella Peruzzo - MTE 8764 - Foto: Marcelo Bertani
GEAD sobre Políticas para o Idoso reuniu-se semanalmente no Espaço da Convergência da AL
GEAD sobre Políticas para o Idoso reuniu-se semanalmente no Espaço da Convergência da AL
As atividades do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional (FDDR) se iniciaram, em 2018, com a reunião de eleição e posse do Colégio Deliberativo. Na sequência, destaque à preparação, por meio de reuniões temáticas e seminários, ao Fórum Social da População Idosa, das Pessoas com Deficiência e Diversidades, que acontece em Porto Alegre no final de janeiro e início de fevereiro de 2019. A ALRS sediará vários debates.
 
Foram criados três Grupos Executivos de Acompanhamento de Debates (GEADs) e definidos, por eleição, seus coordenadores: Políticas para o Idoso, coordenado por Lélio Falcão do Sindicato Nacional dos Aposentados; Os Desafios da Educação Pública, coordenado por Antônio Carlos Barum Brod, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul Pelotas); Desenvolvimento Econômico e Sustentável, com coordenação de Ivan Sérgio Feloniuk do Programa de Defesa Pan-Americana e Desenvolvimento da Diversidade Biológica Cultural e Social, Pró-Diversitas.
 
A partir daí, foram desenvolvidos encontros temáticos, tanto na Assembleia como no interior. Foram realizadas reuniões, seminários e audiências públicas, como o debate sobre Políticas Públicas para o Idoso, em 11 de junho de 2018, na Universidade de Pelotas, e, na mesma data, seminário sobre o tema no auditório da 26ª Fenadoce. Já em 18 de junho, foi realizada audiência pública em relação ao Polo Naval e a Indústria Metal Mecânica em Rio Grande e Região Sul do Estado, na Câmara Municipal de Rio Grande. Igualmente aconteceram audiências públicas em parceria com as Comissões Permanentes da ALRS.
 
Segundo semestre
O segundo semestre foi marcado por reuniões do GEAD do Idoso, 16 no total, em preparação ao IV Fórum Social Mundial da População Idosa e do III Fórum Social Mundial das Pessoas com Deficiência e Diversidades, que ocorrerão no final de janeiro e início de fevereiro de 2019, em Porto Alegre. Nos dias 28, 29 e 30 de janeiro acontecem reuniões e discussões temáticas em dependências da Assembleia.
 
De outra parte, novo debate em relação ao Polo Naval e a Indústria Metal Mecânica em Rio Grande e Região Sul do Estado, aconteceu em 9 de julho de 2018, na Sala Adão Pretto. Já em 20 de agosto, no auditório Dante Barone, foi realizado seminário acerca da Extinção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o Financiamento da Educação.
 
FDDR
Criado em 1999, o Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional (FDDR) é instituição permanente da Assembleia Legislativa e tem cumprido o papel de promover o debate pela população dos projetos de leis orçamentárias e outros temas legislativos.

O FDDR, que originalmente era uma parceria da Assembleia Legislativa com os Coredes, Famurs e Uvergs, foi reformulado em 6 de março de 2008, passando a ser composto pelas seguintes áreas de representação: Assembleia Legislativa, Coredes, Universidades, Sociedade Civil Organizada (três segmentos: produção e setor patronal; trabalho e organizações sindicais; movimentos sociais e outras organizações sociais) e Instâncias Federativas (Famurs, Uvergs, governos estadual e federal, Bancada Federal Gaúcha, Judiciário, Ministério Público e outros). Funciona a partir de um Colégio Deliberativo com representação das áreas citadas. Definido um tema, é criado um Grupo Executivo de Acompanhamento de Debates.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Fórum Democrático

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE ASSUNTOS MUNICIPAIS
COMISSÃO DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE
COMISSÃO DE FINANÇAS, PLANEJAMENTO, FISCALIZAÇÃO E CONTROLE
CONSCIÊNCIA NEGRA
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30