BALANÇO 2018
Fórum Democrático debateu políticas para a população idosa
Celso Luiz Bender - MTE 5771 | Agência de Notícias - 11:30 - 17/01/2019 - Edição: Marinella Peruzzo - MTE 8764 - Foto: Marcelo Bertani
GEAD sobre Políticas para o Idoso reuniu-se semanalmente no Espaço da Convergência da AL
GEAD sobre Políticas para o Idoso reuniu-se semanalmente no Espaço da Convergência da AL
As atividades do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional (FDDR) se iniciaram, em 2018, com a reunião de eleição e posse do Colégio Deliberativo. Na sequência, destaque à preparação, por meio de reuniões temáticas e seminários, ao Fórum Social da População Idosa, das Pessoas com Deficiência e Diversidades, que acontece em Porto Alegre no final de janeiro e início de fevereiro de 2019. A ALRS sediará vários debates.
 
Foram criados três Grupos Executivos de Acompanhamento de Debates (GEADs) e definidos, por eleição, seus coordenadores: Políticas para o Idoso, coordenado por Lélio Falcão do Sindicato Nacional dos Aposentados; Os Desafios da Educação Pública, coordenado por Antônio Carlos Barum Brod, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul Pelotas); Desenvolvimento Econômico e Sustentável, com coordenação de Ivan Sérgio Feloniuk do Programa de Defesa Pan-Americana e Desenvolvimento da Diversidade Biológica Cultural e Social, Pró-Diversitas.
 
A partir daí, foram desenvolvidos encontros temáticos, tanto na Assembleia como no interior. Foram realizadas reuniões, seminários e audiências públicas, como o debate sobre Políticas Públicas para o Idoso, em 11 de junho de 2018, na Universidade de Pelotas, e, na mesma data, seminário sobre o tema no auditório da 26ª Fenadoce. Já em 18 de junho, foi realizada audiência pública em relação ao Polo Naval e a Indústria Metal Mecânica em Rio Grande e Região Sul do Estado, na Câmara Municipal de Rio Grande. Igualmente aconteceram audiências públicas em parceria com as Comissões Permanentes da ALRS.
 
Segundo semestre
O segundo semestre foi marcado por reuniões do GEAD do Idoso, 16 no total, em preparação ao IV Fórum Social Mundial da População Idosa e do III Fórum Social Mundial das Pessoas com Deficiência e Diversidades, que ocorrerão no final de janeiro e início de fevereiro de 2019, em Porto Alegre. Nos dias 28, 29 e 30 de janeiro acontecem reuniões e discussões temáticas em dependências da Assembleia.
 
De outra parte, novo debate em relação ao Polo Naval e a Indústria Metal Mecânica em Rio Grande e Região Sul do Estado, aconteceu em 9 de julho de 2018, na Sala Adão Pretto. Já em 20 de agosto, no auditório Dante Barone, foi realizado seminário acerca da Extinção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o Financiamento da Educação.
 
FDDR
Criado em 1999, o Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional (FDDR) é instituição permanente da Assembleia Legislativa e tem cumprido o papel de promover o debate pela população dos projetos de leis orçamentárias e outros temas legislativos.

O FDDR, que originalmente era uma parceria da Assembleia Legislativa com os Coredes, Famurs e Uvergs, foi reformulado em 6 de março de 2008, passando a ser composto pelas seguintes áreas de representação: Assembleia Legislativa, Coredes, Universidades, Sociedade Civil Organizada (três segmentos: produção e setor patronal; trabalho e organizações sindicais; movimentos sociais e outras organizações sociais) e Instâncias Federativas (Famurs, Uvergs, governos estadual e federal, Bancada Federal Gaúcha, Judiciário, Ministério Público e outros). Funciona a partir de um Colégio Deliberativo com representação das áreas citadas. Definido um tema, é criado um Grupo Executivo de Acompanhamento de Debates.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Fórum Democrático

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30