AGENDA DA SEMANA
Atividades da Assembleia Legislativa na semana de 26 a 30 de novembro
Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 15:00 - 23/11/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Guerreiro

Duas audiências públicas e a entrega do Prêmio de Responsabilidade Social movimentam a semana de 26 a 30 de novembro na Assembleia gaúcha. Também estão previstas homenagens a instituições e personalidades.

As audiências públicas irão tratar da reativação da aduana de Porto Soberbo, divisa entre Brasil e Argentina, em Tiradentes do Sul, e do ICMS e suas consequências. Elas serão realizadas, respectivamente, pelas comissões de Assuntos Municipais e de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle.

Outra atividade que irá ocorrer é a cerimônia de entrega da 19ª edição do Prêmio de Responsabilidade Social. A distinção, promovida pela Casa, destaca ações de organizações públicas e privadas que atuam pelo bem estar social e preservação do meio ambiente.

Ainda estão previstas homenagens aos 100 anos da Federação Gaúcha de Futebol e aos 50 anos da Receita Federal durante o período do Grande Expediente das sessões da semana. E haverá também entrega da medalha da 54ª Legislatura à Associação dos Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul e da medalha do Mérito Farroupilha ao cantor Celso Souza.

Confira a programação completa da semana

SEGUNDA-FEIRA (26)

Escola do Legislativo
A Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan promove o curso de Libras Básico. As aulas ocorrem nas segundas-feiras, até 17 de dezembro, com encerramento no dia 19 de dezembro. Das 13h30 às 16h30, no Plenário do Memorial do Legislativo.

Exposições
De 26 a 30 de novembro, ocorre a exposição Nossas Faces na Galeria dos Municípios Deputado Carlos Santos, na entrada do Palácio Farroupilha. Composta por máscaras, a mostra é promovida pela Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngues Salomão Watnick, com apoio do gabinete do deputado Adão Villaverde (PT). A cerimônia de abertura será na terça-feira (27), às 10h. A visitação é das 8h30 às 18h30.

Até 30 de novembro, a sala JB Scalco do Solar dos Câmara recebe a exposição fotográfica A Cor do Negro, de Jorge Aguiar e Fernando Zago, integrando a programação da IX Semana da Consciência Negra da AL. A visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30.

Até 2 de dezembro, o Arquivo Histórico do RS e a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos promovem a exposição O sequestro dos uruguaios em Porto Alegre: 40 anos depois. A mostra retrata o episódio do sequestro dos uruguaios Lilián Celiberti e Universindo Rodríguez Díaz, ocorrido em Porto Alegre, em 12 de novembro de 1978. Os painéis com fotografias, charge, textos e documentos do Arquivo Histórico podem ser conferidos no 2º andar do Memorial do RS (Sala Múltiplos Usos), de segunda a domingo, das 10h às 20h30.

Novembro Azul
Durante este mês, a fachada do Palácio Farroupilha será iluminada de azul em alusão ao Novembro Azul, campanha de conscientização, prevenção e combate ao câncer de próstata.

TERÇA-FEIRA (27)

Comissões

A Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo deputado Vilmar Zanchin (MDB), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Maurício Cardoso, no 4º andar.

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, presidida pelo deputado Gilberto Capoani (MDB), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Salzano Vieira da Cunha, no 3º andar.

A Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado Eduardo Loureiro (PDT), realiza reunião ordinária às 9h, na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), no 3º andar. Às 9h30, promove audiência pública, por proposição de Loureiro, para tratar da reativação da aduana de Porto Soberbo, divisa entre Brasil e Argentina, em Tiradentes do Sul.

A Comissão de Segurança e Serviços Públicos, presidida pelo deputado Catarina Paladini (PSB), realiza reunião extraordinária às 13h15, na sala Maurício Cardoso, no 4º andar.

Reuniões da Mesa e de Líderes
Às 10h, reúne-se a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa na sala da Presidência. Às 11h30, no mesmo local, os líderes de bancadas definem a pauta de votações da semana. Veja a relação das matérias aptas para votação.

Sessão plenária
Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão ordinária. O período do Grande Expediente será ocupado pelo deputado Ernani Polo (PP), que fará homenagem aos 100 anos da Federação Gaúcha de Futebol.  

A sessão será transmitida, ao vivo, pela TVAL (canal 16 da NET, canal aberto 61.2, portal www.al.rs.gov.br/tvassembleia e YouTube www.youtube.com/user/tvalrs); pela Rádio AL (www.al.rs.gov.br/radioassembleia) e pelo Facebook (www.facebook.com/assembleiars). Também é possível acompanhar o andamento da sessão pelo Twitter (www.twitter.com/assembleiars). 

QUARTA-FEIRA (28)

Comissões
A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Jeferson Fernandes (PT), realiza reunião ordinária às 9h, no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto, no térreo.

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Altemir Tortelli (PT), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Sarmento Leite, no 3º andar.

A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Alberto Pasqualini, no 4º andar.

Sessão plenária
Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão ordinária. O período do Grande Expediente deve ser ocupado pela deputada Stela Farias (PT).  

A sessão será transmitida, ao vivo, pela TVAL (canal 16 da NET, canal aberto 61.2, portal www.al.rs.gov.br/tvassembleia e YouTube www.youtube.com/user/tvalrs); pela Rádio AL (www.al.rs.gov.br/radioassembleia) e pelo Facebook (www.facebook.com/assembleiars). Também é possível acompanhar o andamento da sessão pelo Twitter (www.twitter.com/assembleiars). 

Medalhas
Às 11h, no Salão Júlio de Castilhos, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marlon Santos (PDT), entrega a Medalha da 54ª Legislatura à Associação dos Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Abergs).

Às 15h30, no gabinete da Presidência, o cantor Celso Souza recebe a Medalha do Mérito Farroupilha. A proposição também é do presidente da Casa.

Prêmio de Responsabilidade Social
Às 19h, no Teatro Dante Barone, ocorre a cerimônia de entrega da 19ª edição do Prêmio de Responsabilidade Social, que distingue ações de organizações públicas e privadas que atuam pelo bem estar social e preservação do meio ambiente. A solenidade contará com apresentação da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, regida pelo maestro Telmo Jaconi.

Feira Orgânica
Toda a quarta-feira, das 12h às 19h, ocorre feira de produtos orgânicos ao lado da entrada principal da Assembleia Legislativa.

QUINTA-FEIRA (29)

Comissões
A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP), realiza reunião ordinária às 9h, na sala José Lutzenberger, no 4º andar.

A Comissão de Segurança e Serviços Públicos, presidida pelo deputado Catarina Paladini (PSB), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Maurício Cardoso, no 4º andar.

A Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, presidida pelo deputado Luis Augusto Lara (PTB), realiza reunião ordinária às 9h, na sala João Neves da Fontura (Plenarinho), no 3º andar. Após, às 9h30, promove audiência pública para debater o tema ICMS e suas consequências. A proposição é do deputado Juvir Costella (MDB).

Sessão plenária
Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão ordinária. O período do Grande Expediente será ocupado pelo deputado Frederico Antunes (PP), que prestará homenagem aos 50 anos da Receita Federal.

A sessão será transmitida, ao vivo, pela TVAL (canal 16 da NET, canal aberto 61.2, portal www.al.rs.gov.br/tvassembleia e YouTube www.youtube.com/user/tvalrs); pela Rádio AL (www.al.rs.gov.br/radioassembleia) e pelo Facebook (www.facebook.com/assembleiars). Também é possível acompanhar o andamento da sessão pelo Twitter (www.twitter.com/assembleiars). 

Memorial do Legislativo
Às 15h, na sala da Presidência, o Memorial do Legislativo realiza o lançamento da obra Comissões Permanentes do Parlamento Gaúcho: do Império à República.

SEXTA-FEIRA (30)

Comissões
A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP), a União Brasileira dos Agraristas Universitários e a Faculdade de Agronomia e Zootecnia da UFRGS promovem, a partir das 9h, o VII Simpósio Agrarista – Dia Mundial do Solo na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), no 3º andar.

* Com informações fornecidas pelos gabinetes e assessorias. Programação sujeita a alterações.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Fachada

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
FÓRUM SOCIAL MUNDIAL DA POPULAÇÃO IDOSA, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E DIVERSIDADES
FÓRUM SOCIAL MUNDIAL DA POPULAÇÃO IDOSA, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E DIVERSIDADES
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30