BALANÇO 2018
Escola do Legislativo inova com Plataforma do Conhecimento e aulas ministradas por servidores
Celso Luiz Bender - MTE 5771 | Agência de Notícias - 11:20 - 16/01/2019 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Marcelo Bertani
Servidores foram orientados sobre atuação nas redes sociais
Servidores foram orientados sobre atuação nas redes sociais
A Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan é vinculada ao gabinete da Presidência da Assembleia. Entre as atribuições da Escola está a responsabilidade pela elaboração e execução de projetos de integração com a sociedade para formação de cidadania, capacitação de agentes políticos e o estímulo a pesquisas e debates acerca de temas relacionados ao Poder Legislativo.

A diretora Gislaine Monza relata que o ano de 2018 teve seu planejamento executado na plenitude, com destaque para a realização de cursos gratuitos ministrados por servidores da Casa e abertos ao público em geral, e a implementação da Plataforma de Conhecimento.

A estrutura organizacional da Escola é composta por duas divisões: a Divisão de Ensino, Desenvolvimento e Treinamento e a Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão.

Divisão de Ensino, Desenvolvimento e Treinamento

A Divisão planeja e viabiliza a realização de cursos destinados a parlamentares e servidores da Assembleia Legislativa, ministrados por seus servidores ou por colaboradores de outras instituições. Oferece vagas em cursos, seminários e congressos promovidos por instituições públicas ou privadas. Insere-se, ainda, em outros projetos, como capacitação de agentes políticos. Disponibilizou 26 cursos, palestras e seminários que beneficiaram 592 pessoas. No começo de dezembro, a Escola realizou cursos informativos destinados aos novos deputados e servidores.

Plataforma de Conhecimento
Este ambiente virtual, customizado pelo Departamento de TI da Casa, está sendo organizado em conjunto com a Divisão de Ensino para disponibilização de cursos, videoaulas, tutoriais e conteúdos apresentados em cursos e palestras presenciais de capacitação, qualificação e qualidade de vida. A previsão é que a nova ferramenta fosse lançada em dezembro, inicialmente para público interno (servidores), dividida em três áreas principais: capacitação, qualificação e qualidade de vida.

Neste ambiente, além de cursos, treinamentos, tutoriais e videoaulas, estão disponíveis conteúdos apresentados em palestras e atividades de qualificação e capacitação promovidas pela Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan. Colegas servidores da Casa gravam vídeos orientando como proceder e que caminhos seguir para compreensão de como funciona a Assembleia, em questões pontunais e que geram mais dúvidas, como a solicitação de passagens aéreas, a utilização do SEI, indenização veicular, sistemas de diárias e de cotas, entre outros.

Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão 
A Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão coordena a Biblioteca Borges de Medeiros e projetos de pesquisa. Realiza seminários, palestras e outros eventos de extensão. É responsável pelo programa Deputado Por Um Dia, projeto Encontro com Universitários e publicações, como a Revista Estudos Legislativos, folderes, cartilhas e outros materiais. 

Livros
Foram aprovadas, pela administração da Casa, a aquisição de dois lotes de livros, em duas oportunidades. A primeira, com 65 títulos e, uma segunda, com 76 unidades, para compor o acervo da Biblioteca. Os novos livros, a maior parte da área de Ciências Jurídicas e Sociais, Literatura, História e Gestão Pública, podem ser consultados no Catálogo Online da Biblioteca Virtual www.biblioteca.al.rs.gov.br

Movimentação

  • Total de livros emprestados – 276
  • Acessos à biblioteca virtual – 69.377
  • Obras incorporadas ao acervo geral e coleção da ALRS – 348
  • Pesquisas solicitadas por e-mail – 395

Encontro com universitários
A Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão realizou três edições, ao longo de 2018, do programa Encontro com Universitários. Uma das reuniões foi com participantes do Programa Geração DUX – lideranças inspiradoras, integrantes da Fundação Gerações, organização sem fins lucrativos e de interesse público, instituída com o propósito de colaborar para o fortalecimento do terceiro setor do RS.

Outro encontro, sempre no Memorial do Legislativo, foi com alunos do curso de Direito da Ufrgs. Além de participarem de palestras institucionais sobre a Assembleia, estes alunos acompanharam audiência pública que tratava da Lei Kandir. Em outra oportunidade, aconteceu encontro com alunos do Curso de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O grupo acompanhou vídeo institucional sobre a Assembleia Legislativa e palestra proferida pelo Procurador do Legislativo rio-grandense, Marcelo Martinelli.

Revista Estudos Legislativos
A Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão recebeu, até o final de julho, artigos para 12º volume da Revista Estudos Legislativos. Neste ano, a temática central será O papel social da leitura, do livro e da biblioteca. A previsão é que o material, em processo de revisão no final de novembro, fosse lançada nos primeiros dias do mês de dezembro.

Deputado por Um Dia
Evento já incorporado à agenda da Assembleia Legislativa, o programa Deputado por Um Dia – aproximando os jovens do Parlamento gaúcho, chegou à sua 50ª edição, em 13 agosto de 2018.

Criado em 1999, é um programa onde jovens estudantes atuam como deputados, vivenciando a experiência de elaborar, discutir e votar projetos de lei na Sessão Plenária do Estudante, que propicia o conhecimento das atividades político-parlamentares, além de contribuir à formação da cidadania, estimulando o surgimento de novas lideranças. Podem participar alunos a partir do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio das redes pública e privada do ensino municipal e estadual do Rio Grande do Sul.

A edição histórica foi integrada por alunos das seguintes instituições de ensino: Escola Municipal de Ensino Fundamental Edgar da Rosa Cardoso, do município de Fazenda Vilanova; Escola Estadual de Ensino Médio Floriano Peixoto, de Engenho Velho; Escola Municipal de Ensino Fundamental Morada do Sol, de Campo Bom; Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, de Ipê, e Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa, de Santa Maria.

Como forma de apoio à preparação das escolas participantes, foram produzidas, em parceria com a TVAL, palestras em vídeo, disponíveis no portal da Escola do Legislativo, Programa Deputado Por Um Dia.

ALRS na 64ª edição da Feira do Livro
Entre 1º a 18 de novembro de 2018, 1.633 pessoas estiveram no estande do Parlamento rio-grandense instalado na Feira do Livro da Capital, na Praça da Alfândega. Quase 21 mil exemplares (20.675), de 88 publicações foram distribuídos. Em quatro oportunidades, aconteceram lançamentos de obras na Praça de Autógrafos da Feira do Livro: a publicação 25 Anos da Lei da Reforma Psiquiátrica no RS, pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente; publicação Grandes Temas do Municipalismo, pela Comissão de Assuntos Municipais; publicação Poesias Vencedoras: Prêmio Lila Ripoll de Poesia 2018, pelo Departamento de Cultura da Assembleia e da publicação digital Agricultura Familiar, Produção de Alimentos Saudáveis e Preservação Ambiental: Relatório Verde 2018, pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Escola do Legislativo: Curso Fake News

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30