Infraestrutura
Audiência indica proposta conjunta para melhorar BR-116
Patricia Meira Cardoso - MTE 6413 | PSB - 10:46 - 04/12/2018 - Foto: Thaís Gonçalves
Elaborar uma proposta única dos municípios de Estância Velha, Dois Irmãos, Morro Reuter, Ivoti, Picada Café e Nova Petrópolis para melhorias da segurança deste trecho da BR-116 foi o encaminhamento da audiência pública promovida pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa. O debate ocorreu na segunda-feira (3), na Câmara de Vereadores de Dois Irmãos.
 
O primeiro passo será a composição de um grupo técnico de representantes dos municípios e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que será responsável pela construção de um documento com as prioridades das cidades. A proposta servirá como base para a busca de recursos em Brasília.
 
A sugestão partiu do deputado estadual Elton Weber (PSB), proponente da audiência, que se comprometeu a mobilizar a Bancada Federal gaúcha para encaminhamento de emendas neste sentido. Weber lembra que a estratégia foi utilizada com êxito na Zona Sul do Estado. “Temos que unir forças, priorizar as necessidades elencadas pelos municípios e buscar verbas”, concluiu o deputado.
 
O supervisor do DNIT de São Leopoldo, Carlos Alberto Garcia Vieira, admitiu a necessidade de obras na rodovias, mas disse que não há recursos para as ações reivindicadas como passarelas, lombadas eletrônicas, redutores de velocidade e rótulas. “Estamos a um longo período sem recursos nem para tapar buracos. Infelizmente, a situação que se vive aqui se repete em todo o país.”
 
A prefeita de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva, ressaltou que as obras na BR-116 precisam ser acompanhadas de educação no trânsito, já que muitos dos acidentes são causados pela imprudência dos motoristas que trafegam em alta velocidade e fazem ultrapassagens proibidas.
 
Autor da solicitação da audiência ao deputado Elton Weber, o vereador Leo Buttembender (PSB), acredita que o encontro foi positivo no sentido de avançar em proposições que visam a segurança das comunidades. Participaram ainda da audiência, vereadores, técnicos, representantes da Brigada Militar, da Polícia Rodoviária Federal, engenheiros do DNIT e de prefeituras, além do vice-prefeito de Morro Reuter, Airton Bohn (PP).
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30