ESCOLA DO LEGISLATIVO
Presidente lança 12ª edição da Revista Estudos Legislativos dedicada a reflexões sobre a leitura
Olga Arnt - MTE 14323 | Agência de Notícias - 12:58 - 06/12/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Guerreiro

Em uma cerimônia realizada no final da manhã desta quinta-feira (6), na Sala da Presidência, o presidente do Parlamento gaúcho, deputado Marlon Santos (PDT), lançou oficialmente a 12ª edição da Revista Estudos Legislativos. Editada pela Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, a publicação contém oito textos sobre o papel que a leitura ocupa na formação do ser humano, assinados por especialistas como o escritor Dilan Camargo e a doutora em Educação Lilian Lopes Martin da Silva. “É impressionante que, em pleno século XXI, a Assembleia Legislativa tenha que se dedicar a fazer uma revista para provar ao cidadão a importância da escrita e da leitura”, ressaltou Marlon.

A nova edição aborda o papel social da leitura, a relação entre a compreensão do texto e a compreensão do mundo, a importância do livro didático na organização da teoria e das práticas pedagógicas e o lugar das estórias humanas, criadoras do sentido da amizade entre gerações, entre outras questões relacionadas à prática da leitura e à produção e disseminação de conhecimento.

A coordenadora projeto, Sônia Brambilla, afirmou que o tema “O Papel Social da Leitura, do Livro e da Biblioteca” foi escolhido para a 12ª edição, pois a leitura é essencial para formar cidadãos e transformar as pessoas.

Feira Literária
A revista não é a única iniciativa da atual legislatura para incentivar a leitura. Durante o mês de julho deste ano, o Palácio Farroupilha abrigou a 1ª Feira Literária do Parlamento Gaúcho e inaugurou a Geladeiroteca, projeto que consiste em disponibilizar livros dentro de geladeiras recicladas, em pontos estratégicos de circulação da Assembleia Legislativa.

Incentivador da leitura, o presidente do Legislativo afirmou também que a Internet inaugurou um espaço de transmissão de conhecimento, cujo potencial não é aproveitado, pois muitos usuários têm dificuldade de interpretar o que leem. “Não basta ter acesso a informações. É preciso saber ler e interpretar as informações”, frisou, preconizando que o caminho para alcançar isso é o cultivo do hábito da leitura.

Criada em 2005 pela Resolução 2.942, de 8 de julho, a Revista Estudos Legislativos é destinada a divulgar produções de relevância na área legislativa, tendo como eixos centrais a investigação, a teoria e a reflexão.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Lançamento da 12ª edição da Revista Estudos Legislativos.

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30