INFRAESTRUTURA
Obras no aeroporto de Passo Fundo devem ser iniciadas em breve
Melissa Bulegon - MTE 11607 | PDT - 12:20 - 11/12/2018 - Foto: Marcelo Bertani
Sossella auxiliou no andamento do processo
Sossella auxiliou no andamento do processo

O deputado Gilmar Sossella (PDT) destacou a informação sobre o início das obras de ampliação e modernização do Aeroporto Lauro Kortz, em Passo Fundo. De acordo com o parlamentar, os trabalhos devem começar nos próximos dias.

“Recebemos a confirmação que a empresa vencedora do edital de licitação foi a Traçado e Construções e Serviços. Ela será responsável pela elaboração dos projetos executivos e execução das obras, que deverão iniciar em breve”, destacou Sossella.

Em junho deste ano, o deputado esteve na solenidade de lançamento do edital. "Há mais de dois anos temos atuado fortemente em prol desta demanda tão importante e tão esperada juntamente com a grande parceria que fizemos com a Comissão Especial que tratou do tema pela Câmara de Vereadores de Passo Fundo”, destacou na época Sossella.

O processo será feito por regime diferenciado de contratação (RDC). Serão investidos R$ 55 milhões, dos quais 97% serão provenientes da União, por meio do Programa Nacional de Aviação Regional (PDAR), e 3% do Estado. Ao todo, cerca de 100 municípios da região norte e nordeste do Estado serão beneficiados com a reforma e ampliação do aeroporto.

Entre as obras previstas estão o novo terminal de passageiros, esteira de carregamento de bagagens, instalação de equipamentos para orientação de pousos e decolagens, extensão das cabeceiras, novo pátio e pista de taxiamento para até cinco aeronaves.

Luta constante pela obra
Sossella tem atuado fortemente em prol da ampliação do Aeroporto Lauro Kortz. Em Brasília, o deputado se reuniu em dia 30 de março de 2017 para tratar do tema com o assessor especial da Casa Civil, Eduardo Battaglia Krause.

Também na capital federal, Sossella esteve em com o secretário nacional da Aviação Civil, Dario Lopes, os vereadores Paulo Neckle e Márcio Patussi, presidente e vice da Comissão Especial Mista de Acompanhamento da Reforma e Ampliação do Aeroporto Lauro Kortz, e outras lideranças de Passo Fundo. Na ocasião, o secretário nacional garantiu os R$ 44 milhões para a reforma e ampliação do aeroporto.

Já em 31 de maio de 2017, o deputado e integrantes da Comissão Especial haviam se reunido com uma equipe do secretário Pedro Westphalen para buscar mais informações a respeito do andamento do processo.

No dia 30 de agosto do mesmo ano, Sossella acompanhou uma grande mobilização de lideranças de Passo Fundo e deputados em reunião com o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen. Em pauta, a busca de mais informações sobre a tramitação do processo de ampliação do Aeroporto Lauro Kortz.

Em dezembro de 2017, participou da solenidade de assinatura do termo de compromisso entre a União e o governo estadual para as obras de reforma e ampliação. Em fevereiro deste ano, novamente intermediou reunião com o secretário estadual dos Transportes para solicitar a agilização do processo de lançamento do edital.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Grande Expediente

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30