INFRAESTRUTURA
Obras no aeroporto de Passo Fundo devem ser iniciadas em breve
Melissa Bulegon - MTE 11607 | PDT - 12:20 - 11/12/2018 - Foto: Marcelo Bertani
Sossella auxiliou no andamento do processo
Sossella auxiliou no andamento do processo

O deputado Gilmar Sossella (PDT) destacou a informação sobre o início das obras de ampliação e modernização do Aeroporto Lauro Kortz, em Passo Fundo. De acordo com o parlamentar, os trabalhos devem começar nos próximos dias.

“Recebemos a confirmação que a empresa vencedora do edital de licitação foi a Traçado e Construções e Serviços. Ela será responsável pela elaboração dos projetos executivos e execução das obras, que deverão iniciar em breve”, destacou Sossella.

Em junho deste ano, o deputado esteve na solenidade de lançamento do edital. "Há mais de dois anos temos atuado fortemente em prol desta demanda tão importante e tão esperada juntamente com a grande parceria que fizemos com a Comissão Especial que tratou do tema pela Câmara de Vereadores de Passo Fundo”, destacou na época Sossella.

O processo será feito por regime diferenciado de contratação (RDC). Serão investidos R$ 55 milhões, dos quais 97% serão provenientes da União, por meio do Programa Nacional de Aviação Regional (PDAR), e 3% do Estado. Ao todo, cerca de 100 municípios da região norte e nordeste do Estado serão beneficiados com a reforma e ampliação do aeroporto.

Entre as obras previstas estão o novo terminal de passageiros, esteira de carregamento de bagagens, instalação de equipamentos para orientação de pousos e decolagens, extensão das cabeceiras, novo pátio e pista de taxiamento para até cinco aeronaves.

Luta constante pela obra
Sossella tem atuado fortemente em prol da ampliação do Aeroporto Lauro Kortz. Em Brasília, o deputado se reuniu em dia 30 de março de 2017 para tratar do tema com o assessor especial da Casa Civil, Eduardo Battaglia Krause.

Também na capital federal, Sossella esteve em com o secretário nacional da Aviação Civil, Dario Lopes, os vereadores Paulo Neckle e Márcio Patussi, presidente e vice da Comissão Especial Mista de Acompanhamento da Reforma e Ampliação do Aeroporto Lauro Kortz, e outras lideranças de Passo Fundo. Na ocasião, o secretário nacional garantiu os R$ 44 milhões para a reforma e ampliação do aeroporto.

Já em 31 de maio de 2017, o deputado e integrantes da Comissão Especial haviam se reunido com uma equipe do secretário Pedro Westphalen para buscar mais informações a respeito do andamento do processo.

No dia 30 de agosto do mesmo ano, Sossella acompanhou uma grande mobilização de lideranças de Passo Fundo e deputados em reunião com o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen. Em pauta, a busca de mais informações sobre a tramitação do processo de ampliação do Aeroporto Lauro Kortz.

Em dezembro de 2017, participou da solenidade de assinatura do termo de compromisso entre a União e o governo estadual para as obras de reforma e ampliação. Em fevereiro deste ano, novamente intermediou reunião com o secretário estadual dos Transportes para solicitar a agilização do processo de lançamento do edital.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Grande Expediente

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30