ENERGIA
Zé Nunes participa do lançamento do atlas Solar do RS
Marcela Santos MTE 11679 | PT - 17:54 - 11/12/2018 - Foto: Marcela Santos

Nesta terça-feira (11), o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Mini e Microgeração de Energia da Assembleia, deputado Zé Nunes (PT), participou do lançamento do Atlas Solar do Rio Grande do Sul. O documento indica a potencialidade de aproveitamento de energia solar no Estado, considerado vice-líder nacional em potência fotovoltaica instalada. Entre as informações mais importantes do mapeamento está a capacidade de incrementar o desenvolvimento econômico e humano através da atração de novos investimentos. " O Atlas contribui muito para o desenvolvimento da cadeia de produção de energia solar no RS, que é fundamental para que possamos produzir e industrializar aqui mesmo, de forma a gerar emprego, renda e desenvolvimento científico”, avalia.

O Atlas Solar foi elaborado pelo Grupo de Pesquisa em Radiação Solar e Ciências Atmosféricas da Uergs com o apoio da Fapergs e do CNPq, e é a primeira publicação do tipo no Rio Grande do Sul. O estudo é um importante instrumento para a elaboração de políticas públicas e o incentivo ao uso da energia do sol para produção de energia elétrica ou aquecimento de água. Traz informações detalhadas do potencial de radiação solar, apontando os locais mais adequados no estado para implantação de sistemas de produção de energia a partir da energia solar.

Elaborado com base em dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Atlas surge em um momento em que a energia solar se destaca nas discussões sobre o uso de energias renováveis. Segundo dados de um relatório divulgado pela ONU Meio Ambiente, em 2017 a energia solar aumentou a capacidade de geração elétrica do que a energia gerada por combustíveis fósseis: foram 98 GW, enquanto usinas de carvão, no mesmo período, geraram 35 GW; a energia nuclear gerou 11 GW e o petróleo, 3 GW. No mesmo relatório, percebeu-se um aumento nos investimentos na área da energia solar: foram 160,8 bilhões de dólares, um aumento de 18% em relação a 2016. O download pode ser feito no site www.atlassolarrs.com

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE FINANÇAS, PLANEJAMENTO, FISCALIZAÇÃO E CONTROLE
COMISSÃO DE ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30