PARLAMENTO
Assessor parlamentar do Comando Militar do Sul recebe a Medalha do Mérito Farroupilha
Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - 13:15 - 12/12/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Vinicius Reis

Em solenidade no fim da manhã desta quarta-feira (12), o assessor parlamentar do Comando Militar do Sul, coronel Marcelo Cantagalo dos Santos, recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha. A proposição foi do deputado Adolfo Brito (PP), que fez a entrega da honraria no Salão Júlio de Castilhos.

Brito destacou a atuação do homenageado nos 12 anos em que exerce a função de assessor parlamentar do Comando Militar do Sul, resgatando a trajetória pessoal e militar de Cantagalo. "Nosso homenageado é um brasileiro que deve ser admirado pela sua competência e dignidade e que passa, a partir de hoje, a ser condecorado com a Medalha do Mérito Farroupilha e ser reconhecido pelo Parlamento gaúcho pelo seu talento e pelo seu caráter", afirmou.

O deputado Frederico Antunes (PP), representando a presidência da Casa, também destacou a relevância da homenagem ao coronel, ressaltando que a função que ele desempenha representa a relação do Exército Brasileiro com a sociedade através do Parlamento. "Ele é um exemplo dentro da sua atividade como militar, na sua família e como parceiro desta Casa", enfatizou.

O coronel Cantagalo começou falando que assumiu como assessor parlamentar do Comando Militar do Sul em junho de 2006 e agora, no fim de dezembro, deixará a função. "Acho que fizemos um bom combate", relatou, referindo-se aos 12 anos de atuação na função, em que procurou "estabelecer laços de confiança recíproca com todos os interlocutores da Assembleia Legislativa". Disse que aprendeu o quão dura é a tarefa de alguém escolhido pelo voto e destacou ainda eleição de vários novos políticos oriundos das Forças Armadas em outubro.    

Homenageado
Natural de Santa Bárbara do Sul, Marcelo Cantagalo dos Santos iniciou sua carreira militar como aspirante a oficial de cavalaria em 1975 e passou para a reserva remunerada em 2006. Entre as funções que exerceu no período, foi chefe da 2ª Seção do Comando da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Pelotas; foi instrutor no curso de Altos Estudos Militares da Escola de Comando e Estado-Maior, no Rio de Janeiro; comandou o 12ª Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Jaguarão; foi chefe das 1ª e 3ª Seções do Comando Militar do Sul, em Porto Alegre.

Em 2006, assumiu a função de assessor parlamentar do Comando Militar do Sul, sendo o elo da instituição com o Poder Legislativo. Nessa função, propõe e executa ações do Exército, de forma a contribuir para o bem comum da sociedade gaúcha.

Presenças
Além de amigos, familiares e colegas do homenageado, também participaram da solenidade os deputados Ernani Polo (PP), João Fischer (PP) e Edson Brum (MDB); os vereadores da Capital Mônica Leal, Cassiá Carpes e Comandante Nádia; o prefeito de Guaíba, José Sperotto; o ex-presidente da AL e futuro chefe da Casa Civil, Otomar Vivian; o assessor de Relações Institucionais do Comando Militar do Sul, general de Brigada Luiz Carlos Rodrigues Padilha; o subchefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sul, coronel Jorge Luiz da Silva; o comandante do Comando de Artilharia do Exército, coronel Carlos Rocha Thomaz; o assessor de Relações Institucionais do Comando do 5º Distrito Naval, capitão de Mar e Terra Luciano Peres de Novais; o assessor de Relações Institucionais da Força Aérea Brasileira, coronel Paulo Rogério Glaeser; entre outras autoridades civis e militares. 

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Medalha do Mérito Farroupilha ao coronel Marcelo Cantagalo, do Comando Militar do Sul. A proposição é do deputado Adolfo Brito

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30